Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lins, Sarah Raquel Almeida | - |
dc.contributor.author | Marques, Eduarda Macedo Soares | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Eduarda Macedo Soares. Relato de experiência: atuação da Terapia Ocupacional junto a crianças no espectro do autismo. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: Descrever e analisar uma experiência de estágio de Terapia Ocupacional com foco
na atuação da Terapia Ocupacional junto a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Método: Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, acerca de um estágio
não obrigatório de Terapia Ocupacional realizado em uma clínica de reabilitação infantil
localizada no Distrito Federal. O estágio teve duração de 10 meses e teve como foco a atuação
junto a crianças com TEA, supervisionado por terapeuta ocupacional do serviço. Resultados:
Os resultados foram organizados e apresentados considerando os seguintes aspectos do
processo de atuação da Terapia Ocupacional: atuação em equipe multiprofissional,
instrumentos de avaliação utilizados para o atendimento da criança com TEA, atividades e
práticas realizadas pela Terapia Ocupacional e práticas de registros em Terapia Ocupacional.
Discussão: A atuação da Terapia Ocupacional junto a crianças com TEA envolve a realização
de atividades que tem foco na melhora da realização das principais ocupações infantis,
incluindo as atividades de vida diária, o brincar e a educação. A reabilitação clínica
normalmente envolve a atuação em equipe multidisciplinar, o que contribui para o
compartilhamento de ideias e alinhamento de intervenções para melhor alcance dos objetivos.
Aponta-se para a necessidade de elaboração de instrumentos mais específicos da Terapia
Ocupacional para melhor direcionamento das ações para além de aspectos vinculados à
abordagem de integração sensorial. Conclusão: A experiência da realização de estágio para
além do currículo formal permite a ampliação do conhecimento e uma maior segurança para a
atuação prática. Sugere-se que novos relatos sejam realizados para que formandos e egressos
possam compreender as diversas possibilidades da Terapia Ocupacional inclusive a partir de
outros contextos de atuação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência : atuação da Terapia Ocupacional junto a crianças no espectro do autismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-21T12:56:17Z | - |
dc.date.available | 2024-06-21T12:56:17Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-02 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38962 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Objective: To describe and analyze an Occupational Therapy internship experience focusing
on Occupational Therapy activities with children with Autistic Spectrum Disorder (ASD).
Method: This is an experience report with a qualitative approach, about a non-mandatory
internship in Occupational Therapy carried out in a child rehabilitation clinic located in the
Federal District. The internship lasted 10 months and focused on working with children with
ASD, supervised by an occupational therapist at the service. Results: The results were
organized and presented considering the following aspects of the Occupational Therapy
performance process: work in a multidisciplinary team, evaluation instruments used to care for
children with ASD, activities and practices carried out by Occupational Therapy and practices
of records in Therapy Occupational. Discussion: The performance of Occupational Therapy
with children with ASD involves carrying out activities that focus on improving the
performance of children's main occupations, including activities of daily living, playing and
education. Clinical rehabilitation usually involves working in a multidisciplinary team, which
contributes to the sharing of ideas and controlled interventions to better achieve the objectives.
It points to the need to develop more specific instruments for Occupational Therapy to better
direct actions beyond aspects linked to the sensory integration approach. Conclusion: The
experience of completing graduation beyond the formal curriculum allows the introduction of
knowledge and greater security for practical performance. It is suggested that new reports be
made so that graduates and graduates can understand the various possibilities of Occupational
Therapy, including from other contexts of action. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|