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Título: Terapia ocupacional e educação : uma revisão de escopo
Autor(es): Silva, Ana Paula Ferreira da
Orientador(es): Lins, Sarah Raquel Almeida
Assunto: Inclusão escolar
Educação
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 21-Jun-2024
Referência: SILVA, Ana Paula Ferreira da. Terapia ocupacional e educação: uma revisão de escopo. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Introdução: Evidências científicas têm apontado que a atuação da Terapia Ocupacional no contexto educacional não é nova, que têm aumentado nos últimos anos o número de produções em áreas especificas que compõe a prática do terapeuta ocupacional, como, a Educação Especial, ao mesmo tempo que se observa a escassez de estudos que focalizam elementos envolvidos na produção da educação junto a Terapia Ocupacional em outros âmbitos. Objetivo: No entanto para melhor compreender e contribuir para ampliação desse tema, o presente estudo tem como objetivo mapear as publicações científicas nacionais de terapeutas ocupacionais sobre a área de Terapia Ocupacional e Educação. Metodologia: Metodologia: Trata-se de uma revisão de escopo, cuja, a análise de dados foi realizada nos anais de eventos nacionais das áreas de Terapia Ocupacional: VI Seminário Nacional de Terapia Ocupacional – SNPTO; XVI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional – CBTO e o Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional – ENDTO, realizado entre o período de 2019 a 2021. Uma planilha foi realizada na plataforma do Excel para sistematização das informações, de forma descritiva, as publicações selecionadas foram organizadas em um quadro a partir do ano/evento, título, autores, tema/foco, metodologia, público-alvo e região. Resultados: Após a análise dos textos, foram encontradas 101 publicações, dos quais 83 foram excluídos por não atenderem aos objetivos da revisão. Sobraram 18 resumos que compuseram a amostra final e correspondiam com a questão norteadora. As temáticas mais citadas foram: Inclusão Escolar e produções vinculadas as questões de desempenho ocupacional do público infanto-juvenil, panorama da profissão na área, projetos e oficinas com diferentes temas e orientações voltadas para o contexto escolar. Conclusão: Conclui-se que esse conjunto de produções apresentam componentes importantes que podem ser levados em consideração na formulação de novas questão de estudos, também reforça a necessidade de pesquisadores em produzir novos trabalhos neste campo para a divulgação a ampliação da Terapia Ocupacional enquanto uma possibilidade de composição de práticas bem-sucedidas no setor educacional, bem como, fortalecer a inserção e a permanência de terapeutas ocupacionais nesse contexto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.
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