Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lins, Sarah Raquel Almeida | - |
dc.contributor.author | Silva, Ana Paula Ferreira da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Paula Ferreira da. Terapia ocupacional e educação: uma revisão de escopo. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Evidências científicas têm apontado que a atuação da Terapia Ocupacional no
contexto educacional não é nova, que têm aumentado nos últimos anos o número de produções
em áreas especificas que compõe a prática do terapeuta ocupacional, como, a Educação
Especial, ao mesmo tempo que se observa a escassez de estudos que focalizam elementos
envolvidos na produção da educação junto a Terapia Ocupacional em outros âmbitos. Objetivo:
No entanto para melhor compreender e contribuir para ampliação desse tema, o presente estudo
tem como objetivo mapear as publicações científicas nacionais de terapeutas ocupacionais
sobre a área de Terapia Ocupacional e Educação. Metodologia: Metodologia: Trata-se de uma
revisão de escopo, cuja, a análise de dados foi realizada nos anais de eventos nacionais das áreas
de Terapia Ocupacional: VI Seminário Nacional de Terapia Ocupacional – SNPTO; XVI
Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional – CBTO e o Encontro Nacional de Docentes de
Terapia Ocupacional – ENDTO, realizado entre o período de 2019 a 2021. Uma planilha foi
realizada na plataforma do Excel para sistematização das informações, de forma descritiva, as
publicações selecionadas foram organizadas em um quadro a partir do ano/evento, título,
autores, tema/foco, metodologia, público-alvo e região. Resultados: Após a análise dos textos,
foram encontradas 101 publicações, dos quais 83 foram excluídos por não atenderem aos
objetivos da revisão. Sobraram 18 resumos que compuseram a amostra final e correspondiam
com a questão norteadora. As temáticas mais citadas foram: Inclusão Escolar e produções
vinculadas as questões de desempenho ocupacional do público infanto-juvenil, panorama da
profissão na área, projetos e oficinas com diferentes temas e orientações voltadas para o
contexto escolar. Conclusão: Conclui-se que esse conjunto de produções apresentam
componentes importantes que podem ser levados em consideração na formulação de novas
questão de estudos, também reforça a necessidade de pesquisadores em produzir novos
trabalhos neste campo para a divulgação a ampliação da Terapia Ocupacional enquanto uma
possibilidade de composição de práticas bem-sucedidas no setor educacional, bem como,
fortalecer a inserção e a permanência de terapeutas ocupacionais nesse contexto. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.title | Terapia ocupacional e educação : uma revisão de escopo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-21T11:26:55Z | - |
dc.date.available | 2024-06-21T11:26:55Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38957 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|