Título: | A participação efetiva das instituições de ensino básico nos Jogos Escolares do Distrito Federal 2023 : esportes coletivos - fase distrital |
Autor(es): | Assunção, Victor Sena de |
Orientador(es): | Silva, Noriberto Barbosa da |
Assunto: | Jogos Competições escolares Esportes e educação |
Data de apresentação: | 14-Dez-2023 |
Data de publicação: | 18-Jun-2024 |
Referência: | ASSUNÇÃO, Victor Sena de. A participação efetiva das instituições de ensino básico nos Jogos Escolares do Distrito Federal 2023: esportes coletivos - fase distrital. 2023. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Os Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF) são competições estudantis que
englobam escolas públicas e privadas, com categorias como Regional, Distrital,
Paralímpico e Noturno. Com modalidades coletivas e individuais, os jogos passam por
etapas regionais e distritais, culminando na representação do DF nos Jogos Escolares
Brasileiros. A organização, inicialmente centralizada, sofreu mudanças estruturais,
refletindo nas políticas educacionais e esportivas. Este estudo visa avaliar a
participação de Instituições de Nível Básico nos Jogos Escolares 2023, destacando
disparidades entre escolas públicas e privadas nas modalidades coletivas durante a
fase Distrital. A pesquisa adotou abordagem documental exploratória, combinando
métodos quantitativos e qualitativos, revisando documentos da Secretaria de
Educação do Distrito Federal sobre os Jogos Escolares. Os resultados mostram maior
participação de escolas públicas, mas as privadas alcançam melhores resultados.
Conclui-se que uma pesquisa mais abrangente e o fácil acesso às informações são
necessários para compreender melhor os Jogos Escolares do Distrito Federal. |
Abstract: | The Federal District School Games (JEDF) are competitions for students from public
and private schools, covering various categories such as Regional, District,
Paralympic, and Night. Divided into team and individual modalities, the games have
regional and district stages, culminating in the representation of the Federal District in
the Brazilian School Games. The organization, initially centralized, underwent
structural changes, reflecting in educational and sports policies. The study aims to
assess and compare the participation of Basic Level Institutions in the 2023 School
Games in team sports during the District phase, highlighting disparities between public
and private schools. The research adopted an exploratory documentary approach,
combining quantitative and qualitative methods, reviewing articles and documents from
the Federal District Education Department on School Games. The results indicate a
higher effective participation of public schools in the games; however, private schools
achieve better results and rankings in team sports. It is concluded that a more
comprehensive study and ease of access to research information are necessary for a
better understanding of the Federal District School Games. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.