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Título: A participação efetiva das instituições de ensino básico nos Jogos Escolares do Distrito Federal 2023 : esportes coletivos - fase distrital
Autor(es): Assunção, Victor Sena de
Orientador(es): Silva, Noriberto Barbosa da
Assunto: Jogos
Competições escolares
Esportes e educação
Data de apresentação: 14-Dez-2023
Data de publicação: 18-Jun-2024
Referência: ASSUNÇÃO, Victor Sena de. A participação efetiva das instituições de ensino básico nos Jogos Escolares do Distrito Federal 2023: esportes coletivos - fase distrital. 2023. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Os Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF) são competições estudantis que englobam escolas públicas e privadas, com categorias como Regional, Distrital, Paralímpico e Noturno. Com modalidades coletivas e individuais, os jogos passam por etapas regionais e distritais, culminando na representação do DF nos Jogos Escolares Brasileiros. A organização, inicialmente centralizada, sofreu mudanças estruturais, refletindo nas políticas educacionais e esportivas. Este estudo visa avaliar a participação de Instituições de Nível Básico nos Jogos Escolares 2023, destacando disparidades entre escolas públicas e privadas nas modalidades coletivas durante a fase Distrital. A pesquisa adotou abordagem documental exploratória, combinando métodos quantitativos e qualitativos, revisando documentos da Secretaria de Educação do Distrito Federal sobre os Jogos Escolares. Os resultados mostram maior participação de escolas públicas, mas as privadas alcançam melhores resultados. Conclui-se que uma pesquisa mais abrangente e o fácil acesso às informações são necessários para compreender melhor os Jogos Escolares do Distrito Federal.
Abstract: The Federal District School Games (JEDF) are competitions for students from public and private schools, covering various categories such as Regional, District, Paralympic, and Night. Divided into team and individual modalities, the games have regional and district stages, culminating in the representation of the Federal District in the Brazilian School Games. The organization, initially centralized, underwent structural changes, reflecting in educational and sports policies. The study aims to assess and compare the participation of Basic Level Institutions in the 2023 School Games in team sports during the District phase, highlighting disparities between public and private schools. The research adopted an exploratory documentary approach, combining quantitative and qualitative methods, reviewing articles and documents from the Federal District Education Department on School Games. The results indicate a higher effective participation of public schools in the games; however, private schools achieve better results and rankings in team sports. It is concluded that a more comprehensive study and ease of access to research information are necessary for a better understanding of the Federal District School Games.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
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