Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38914
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_VictorSenaDeAssuncao_tcc.pdf286,94 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Noriberto Barbosa da-
dc.contributor.authorAssunção, Victor Sena de-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Victor Sena de. A participação efetiva das instituições de ensino básico nos Jogos Escolares do Distrito Federal 2023: esportes coletivos - fase distrital. 2023. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF) são competições estudantis que englobam escolas públicas e privadas, com categorias como Regional, Distrital, Paralímpico e Noturno. Com modalidades coletivas e individuais, os jogos passam por etapas regionais e distritais, culminando na representação do DF nos Jogos Escolares Brasileiros. A organização, inicialmente centralizada, sofreu mudanças estruturais, refletindo nas políticas educacionais e esportivas. Este estudo visa avaliar a participação de Instituições de Nível Básico nos Jogos Escolares 2023, destacando disparidades entre escolas públicas e privadas nas modalidades coletivas durante a fase Distrital. A pesquisa adotou abordagem documental exploratória, combinando métodos quantitativos e qualitativos, revisando documentos da Secretaria de Educação do Distrito Federal sobre os Jogos Escolares. Os resultados mostram maior participação de escolas públicas, mas as privadas alcançam melhores resultados. Conclui-se que uma pesquisa mais abrangente e o fácil acesso às informações são necessários para compreender melhor os Jogos Escolares do Distrito Federal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogospt_BR
dc.subject.keywordCompetições escolarespt_BR
dc.subject.keywordEsportes e educaçãopt_BR
dc.titleA participação efetiva das instituições de ensino básico nos Jogos Escolares do Distrito Federal 2023 : esportes coletivos - fase distritalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-18T15:18:09Z-
dc.date.available2024-06-18T15:18:09Z-
dc.date.submitted2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38914-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Federal District School Games (JEDF) are competitions for students from public and private schools, covering various categories such as Regional, District, Paralympic, and Night. Divided into team and individual modalities, the games have regional and district stages, culminating in the representation of the Federal District in the Brazilian School Games. The organization, initially centralized, underwent structural changes, reflecting in educational and sports policies. The study aims to assess and compare the participation of Basic Level Institutions in the 2023 School Games in team sports during the District phase, highlighting disparities between public and private schools. The research adopted an exploratory documentary approach, combining quantitative and qualitative methods, reviewing articles and documents from the Federal District Education Department on School Games. The results indicate a higher effective participation of public schools in the games; however, private schools achieve better results and rankings in team sports. It is concluded that a more comprehensive study and ease of access to research information are necessary for a better understanding of the Federal District School Games.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.