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2023_RubemDeCarvalhoMaia_tcc.pdf1,59 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorFarias, Mayrhon José Abrantes-
dc.contributor.authorMaia, Rubem de Carvalho-
dc.identifier.citationMAIA, Rubem de Carvalho. As lutas como ferramenta pedagógica no enfrentamento da violência em uma Escola de Sobradinho - DF. 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO estudo em questão tem como objetivo analisar como a Educação Física, a partir das lutas, artes marciais e/ou esportes de combate podem contribuir no enfretamento da violência no ambiente escolar, com especial enfoque em um Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), situado em Sobradinho II – DF. Para tanto, a pesquisa foi subdividida em três etapas: a primeira, teve como base uma pesquisa bibliográfica, buscando literaturas que tematizassem a violência dentro e fora da escola; a segunda, consistiu em uma análise de documentos públicos, principalmente aqueles oriundos da Segurança Pública do DF (Polícia Civil e Polícia Militar), com intuito de levantar dados sobre a violência nas escolas, além de documentos legais no âmbito da educação nacional (LDB, PCN`s, BNCC), buscando elementos de caracterização do professor de Educação Física no enfrentamento da violência dos alunos; a terceira, correspondeu a uma análise de entrevistas estruturadas previamente, realizadas com representantes da comunidade escolar referendada. Podemos inferir, a partir de todas as informações analisadas, que a violência na comunidade tem interferência no ambiente escolar, de todo modo, ações educativas que envolvam as lutas, como a retratada no Projeto Luta CAIC, podem contribuir na formação de jovens, afastando-os de atividades marginais e fortalecendo uma cultura de paz.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordArtes marciaispt_BR
dc.subject.keywordLutas corporaispt_BR
dc.titleAs lutas como ferramenta pedagógica no enfrentamento da violência em uma Escola de Sobradinho - DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-18T14:35:18Z-
dc.date.available2024-06-18T14:35:18Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38912-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The study in question aims to analyze how Physical Education, based on fights, martial arts and/or combat sports, can contribute to combating violence in the school environment, with a special focus on a Comprehensive Care Center for Children and Adolescents. (CAIC, in Portuguese), located in Sobradinho II – DF. To this end, the research was subdivided into three stages: the first was based on bibliographical research, searching for literature that focused on violence inside and outside the school; the second consisted of research into public documents, mainly those originating from DF Public Security (Civil Police and Military Police), with the aim of collecting data on violence in schools, in addition to legal documents within the scope of national education (LDB, PCN`s, BNCC), seeking elements to characterize the Physical Education teacher in confronting student violence; the third corresponded to an analysis of structured interviews previously carried out with representatives of the endorsed school community. We can infer, from all the information analyzed, that violence in the community has an impact on the school environment. In any case, educational actions that involve fights, such as the one portrayed in the Luta CAIC Project, can contribute to the training of young people, distancing them from those of marginal activities and strengthening a culture of peace.pt_BR
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