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Título: A temática saúde na educação física escolar do ensino fundamental a partir dos referenciais curriculares do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul
Autor(es): Peixoto, Rosany de Oliveira
Orientador(es): Porto, Luiz Guilherme Grossi
Coorientador(es): Azevedo Júnior, Mário Renato de
Assunto: Educação física
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 18-Jun-2024
Referência: PEIXOTO, Rosany de Oliveira. A temática saúde na educação física escolar do ensino fundamental a partir dos referenciais curriculares do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul. 2023. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A temática da saúde é um conteúdo extremamente relevante no contexto escolar e pode ser abordada em diferentes componentes curriculares, inclusive nas aulas de Educação Física. A Educação Física escolar, por sua diversidade, consegue integrar aspectos da educação e da saúde, ultrapassando a prática de atividade física e o desenvolvimento motor. Por meio de experiências corporais e conhecimentos, contribui para variados aspectos da saúde dos estudantes, demonstrando seu potencial no ambiente escolar. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar como a temática saúde é abordada na Educação Física escolar do Ensino Fundamental a partir dos referenciais curriculares do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul. Foi realizada uma análise descritiva do Currículo em Movimento do Distrito Federal e do Referencial Curricular Gaúcho para desenvolver a pesquisa, além de uma revisão narrativa da literatura para compor o escopo teórico deste trabalho. Ao analisar os referenciais curriculares percebe-se que a temática saúde é contemplada nos conteúdos de Educação Física escolar do Ensino Fundamental, dialogando com as competências previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tendo em vista a importância de abordar a temática saúde nas aulas de Educação Física e demais componentes curriculares, é necessário realizar estudos futuros na área para aprimorar os currículos e a prática pedagógica dos professores.
Abstract: The health theme is highly relevant in the school context and can be addressed in different curricular components, including Physical Education classes. School Physical Education, due to its diversity, manages to integrate aspects of education and health, going beyond the practice of physical activity and motor development. Through bodily experiences and knowledge, it contributes to various aspects of students' health, demonstrating their potential in the school environment. In this way, the present study aims to analyze how the health theme is approached in physical education classes in Elementary Schools based on the curricular references of the Federal District and Rio Grande do Sul. A descriptive analysis of the “Currículo em Movimento do Distrito Federal” and the “Referencial Curricular Gaúcho” was carried out to develop the research, in addition to a narrative review of the literature to compose the theoretical scope of this work. When analyzing the curricular references, it is clear that the health theme is covered in the content of physical education in elementary school, in dialogue with the competencies provided by the “Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. Considering the importance of addressing health issues in Physical Education classes and other curricular components, it is necessary to carry out future studies in the area to improve teachers' curricula and pedagogical practice.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
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