Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Porto, Luiz Guilherme Grossi | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Rosany de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | PEIXOTO, Rosany de Oliveira. A temática saúde na educação física escolar do ensino fundamental a partir dos referenciais curriculares do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul. 2023. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A temática da saúde é um conteúdo extremamente relevante no contexto escolar e pode ser
abordada em diferentes componentes curriculares, inclusive nas aulas de Educação Física. A
Educação Física escolar, por sua diversidade, consegue integrar aspectos da educação e da
saúde, ultrapassando a prática de atividade física e o desenvolvimento motor. Por meio de
experiências corporais e conhecimentos, contribui para variados aspectos da saúde dos
estudantes, demonstrando seu potencial no ambiente escolar. Desta forma, o presente estudo
tem como objetivo analisar como a temática saúde é abordada na Educação Física escolar do
Ensino Fundamental a partir dos referenciais curriculares do Distrito Federal e do Rio Grande
do Sul. Foi realizada uma análise descritiva do Currículo em Movimento do Distrito Federal e
do Referencial Curricular Gaúcho para desenvolver a pesquisa, além de uma revisão narrativa
da literatura para compor o escopo teórico deste trabalho. Ao analisar os referenciais
curriculares percebe-se que a temática saúde é contemplada nos conteúdos de Educação Física
escolar do Ensino Fundamental, dialogando com as competências previstas pela Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). Tendo em vista a importância de abordar a temática
saúde nas aulas de Educação Física e demais componentes curriculares, é necessário realizar
estudos futuros na área para aprimorar os currículos e a prática pedagógica dos professores. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.title | A temática saúde na educação física escolar do ensino fundamental a partir dos referenciais curriculares do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T14:27:53Z | - |
dc.date.available | 2024-06-18T14:27:53Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38910 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Azevedo Júnior, Mário Renato de | - |
dc.description.abstract1 | The health theme is highly relevant in the school context and can be addressed in different
curricular components, including Physical Education classes. School Physical Education, due
to its diversity, manages to integrate aspects of education and health, going beyond the
practice of physical activity and motor development. Through bodily experiences and
knowledge, it contributes to various aspects of students' health, demonstrating their potential
in the school environment. In this way, the present study aims to analyze how the health
theme is approached in physical education classes in Elementary Schools based on the
curricular references of the Federal District and Rio Grande do Sul. A descriptive analysis of
the “Currículo em Movimento do Distrito Federal” and the “Referencial Curricular Gaúcho”
was carried out to develop the research, in addition to a narrative review of the literature to
compose the theoretical scope of this work. When analyzing the curricular references, it is
clear that the health theme is covered in the content of physical education in elementary
school, in dialogue with the competencies provided by the “Base Nacional Comum Curricular
(BNCC)”. Considering the importance of addressing health issues in Physical Education
classes and other curricular components, it is necessary to carry out future studies in the area
to improve teachers' curricula and pedagogical practice. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|