Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38906
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RonerAugustoDaSilva_tcc.pdf271,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Potencialidades da educação física na educação infantil : uma pesquisa bibliográfica
Autor(es): Silva, Roner Augusto da
Orientador(es): Farias, Mayrhon José Abrantes
Assunto: Educação física escolar
Educação de crianças
Atividades lúdicas
Ludicidade
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 18-Jun-2024
Referência: SILVA, Roner Augusto da. Potencialidades da educação física na educação infantil: uma pesquisa bibliográfica. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir, com base na literatura produzidanaárea, sobre as potencialidades da Educação Física na Educação Infantil. Paraisso,realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de nível exploratório, na base dedadosdoGoogle acadêmico, a partir das palavras chaves “Educação Física” e“EducaçãoInfantil”. Elencou-se os trabalhos que pudessem subsidiar as reflexõesdotemaproposto. A partir da análise qualitativa das informações identificou-se nostrabalhosque as principais potencialidades da Educação Física na rotina da EducaçãoInfantil estão relacionados a aspectos desenvolvimento global proporcionadoapartirdomovimento, seja ele espontâneo, seja ele mediado pedagogicamenteapartir daspráticas corporais. Ou seja, vivenciando conteúdos relacionados aocampodaEducação Física, as crianças interagem entre si e desenvolvemvárias habilidadesque impactam diretamente em suas vidas para além das instituições escolares.
Abstract: The present work aims to discuss, based on the literature produced in thearea, thepotential of Physical Education in Early Childhood Education. To thisend, anexploratory bibliographical search was carried out in the Google Scholar database,using the keywords “Physical Education” and “Early Childhood Education”. Theworks that could support reflections on the proposed theme were listed. Fromthequalitative analysis of the information, it was identified in the works that themainpotentialities of Physical Education in the Early Childhood Educationroutinearerelated to aspects of global development provided through movement, whetherspontaneous or pedagogically mediated through bodily practices. In other words, byexperiencing content related to the field of Physical Education, childreninteract witheach other and develop various skills that directly impact their lives beyondschool institutions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.