Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38904
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LaraJordanaParaguaiVogado_tcc.pdf3,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento estratégico situacional : um relato da aplicação na Unidade Básica em Saúde n° 07 de Planaltina-DF
Autor(es): Vogado, Lara Jordana Paraguai
Orientador(es): Carvalho, Jonas Lotufo Brant de
Coorientador(es): Pereira, Maura Helena
Assunto: Gestão em saúde
Planejamento estratégico
Atenção primária à saúde
Saúde da família
Unidade Básica de Saúde
Planaltina (DF)
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 18-Jun-2024
Referência: VOGADO, Lara Jordana Paraguai. Planejamento estratégico situacional : um relato da aplicação na Unidade Básica em Saúde n° 07 de Planaltina-DF. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção Básica - Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho de conclusão de residência em atenção básica é fruto da experiência do residente de saúde coletiva no desenvolvimento de produtos para cenário de prática profissional enquanto integrou a equipe de gestão da Unidade Básica de Saúde (UBS) n° 07 de Planaltina-DF. A UBS 07 de Planaltina é uma unidade que possui 3 equipes de saúde da família, que atua em território de vulnerabilidade média alta para população estimada de um pouco mais de 21000 habitantes. O objetivo deste estudo foi de descrever a experiência da aplicação do método de planejamento estratégico situacional (PES) na Unidade Básica de Saúde 07 de Planaltina do DF, utilizando do método de relato de experiência a partir da realização de 4 encontros com os profissionais da unidade em ambiente facilitado pela pesquisadora. Nos resultados temos a descrição dos quatro momentos do PES, onde foi desenvolvido no momento explicativo um diagnóstico da situação da unidade, desenho da matriz FOFA (elencando forças, oportunidades, fraquezas e ameaças dentro e fora da UBS) levantamento dos principais problemas encontrados com destaque para problemas que envolvem a estrutura física da unidade e a ausência de alguns serviços, RH insuficiente, dificuldade de marcação de exames laboratoriais, falhas no processo de acolhimento, concentração de atendimento em demanda espontânea e baixa cobertura de cadastro . No momento normativo foi feito o levantamento de ações para melhoria classificadas em alfa, beta e gama. No momento estratégico realizou-se a análise de viabilidade das ações do tipo beta e as ações obtiveram maior pontuação para viabilidade foram o mutirão de coleta de exames e a construção de um espaço próprio para realizar coletas, seguidas do desenvolvimento do diagnóstico situacional e análise de reaproveitamento de espaço existente. No tático operacional o acompanhamento das ações foi feito mediante planilha de monitoramento que categoriza as ações em não iniciadas, em andamento, andamento contínuo (para atividades de rotinas) e concluídas. Ao todo, vinte nove ações foram planejadas e até o momento que esse documento foi finalizado, dezoito ações estavam concluídas, duas em andamento, sete em andamento continuo e duas não iniciadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Residência Multiprofissional HUB/UnB, Curso de Especialização em Atenção Básica - Saúde Coletiva, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Atenção Básica - Saúde Coletiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.