Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sampaio, Juarez de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Damaceno, Marcus Vinicius Lima | - |
dc.contributor.author | Mendes, Rita de Cássia Tozador | - |
dc.identifier.citation | DAMACENO, Marcus Vinicius Lima; MENDES, Rita de Cássia Tozador. Educação física na educação infantil: o jogo e o seu papel no desenvolvimento da criança. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso explora a relevância dos jogos no desenvolvimento
integral de crianças na Educação Infantil. A pesquisa visa compreender como a intervenção
por meio de jogos na Educação Física contribui para o desenvolvimento global, abordando
dimensões motoras, cognitivas, sociais e emocionais. A metodologia empregada neste estudo
é classificada como pesquisa bibliográfica. Essa abordagem, de acordo com Gil (2002), é
embasada em uma metodologia racional e sistemática para enfrentar e solucionar os
problemas propostos. Para pesquisa utilizamos fontes variadas, como livros disponíveis na
“BCE - Portal Minhas Bibliotecas da UnB”, artigos científicos encontrados nos principais
indexadores de acesso livre, como Google Scholar, Periódico da Capes, SciELO e livros
digitalizados em PDF. O percurso da pesquisa foi dividido em duas etapas distintas. A
primeira etapa seguiu primeiramente uma progressão lógica, iniciando com uma revisão de
literatura histórica. Nesse estágio, buscou-se compreender a evolução da Educação Física, do
jogo e da Educação Infantil ao longo do tempo. Explorando a interconexão histórica entre
Educação Física, jogo e infância, desde as primeiras civilizações europeias até as mudanças
sociais contemporâneas. Na sequência, abordaram-se as mudanças nas concepções
pedagógicas nacionais, desde as perspectivas higienistas-militares até as propostas
renovadoras, críticas e não críticas das décadas de 1980 e 1990. Destacou-se também a
evolução das políticas educacionais brasileiras, com foco nos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs), no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e na
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os capítulos finais da pesquisa exploraram a
polissemia do termo jogo, analisando os diferentes tipos e seu impacto no desenvolvimento
integral da criança. Na etapa final, realizamos uma pesquisa com recorte temporal dos últimos
cinco anos (2019-2023), o objetivo foi entender como o jogo tem sido abordado nas aulas de
Educação Física Infantil atualmente. Para isso utilizamos como palavras-chave os termos
“Jogo, Educação Física e Educação Infantil”, o qual encontraram-se 30 artigos, dos quais
apenas 7 tratavam do jogo, sendo 4 abordando-o de forma explícita e 3 de maneira implícita,
com nenhum sendo estudo empírico de campo. A discussão dos resultados destaca a
importância atribuída ao jogo pelos educadores brasileiros, refletindo em uma aprendizagem
expressiva, motivadora, atrativa e prazerosa. Contudo, ressalta-se a necessidade de integrar
abordagens baseadas em jogos no currículo para uma formação integral. Identificamos
fragilidades na legislação quanto à obrigatoriedade de professores especialistas em Educação
Física na Educação Infantil. O estudo destaca a importância de superar desafios,
reconhecendo o jogo como ferramenta transversal no processo de aprendizado. A convicção
de Freire (1987) reforça a importância de incorporar regularmente o jogo nas aulas de
Educação Física para a Educação Infantil, proporcionando um espaço de liberdade essencial
para a aprendizagem verdadeira. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Educação física na educação infantil : o jogo e o seu papel no desenvolvimento da criança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T16:01:19Z | - |
dc.date.available | 2024-06-17T16:01:19Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38888 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This course conclusion work explores the relevance of games in the integral development of
children in Early Childhood Education. The research aims to understand how intervention
through games in Physical Education contributes to global development, addressing motor,
cognitive, social and emotional dimensions. The methodology used in this study is classified
as bibliographical research. This approach, according to Gil (2002), is based on a rational and
systematic methodology to face and solve the proposed problems. For research, we used a
variety of sources, such as books available at “BCE - Portal Minhas Bibliotecas da UnB”,
scientific articles found in the main open access indexers, such as Google Scholar, Periódico
da Capes, SciELO and books digitized in PDF. The research path was divided into two
distinct stages. The first stage primarily followed a logical progression, beginning with a
review of historical literature. At this stage, we sought to understand the evolution of Physical
Education, games and Early Childhood Education over time. Exploring the historical
interconnection between Physical Education, play and childhood, from the first European
civilizations to contemporary social changes. Next, changes in national pedagogical
conceptions were addressed, from hygienist-military perspectives to the renewing, critical and
non-critical proposals of the 1980s and 1990s. The evolution of Brazilian educational policies
was also highlighted, focusing on the Parameters National Curriculums (PCNs), in the
National Curricular Reference for Early Childhood Education (RCNEI) and in the National
Common Curricular Base (BNCC). The final chapters of the research explored the polysemy
of the term game, analyzing the different types and their impact on the child's integral
development. In the final stage, we carried out research covering the last five years
(2019-2023), the objective was to understand how the game has been approached in Early
Childhood Physical Education classes today. For this, we used the terms “Game, Physical
Education and Early Childhood Education” as keywords, in which 30 articles were found, of
which only 7 dealt with the game, 4 addressing it explicitly and 3 implicitly, with none being
empirical field studies. The discussion of the results highlights the importance attributed to
the game by Brazilian educators, reflecting on expressive, motivating, attractive and
pleasurable learning. However, the need to integrate game-based approaches into the
curriculum for comprehensive training is highlighted. We identified weaknesses in the
legislation regarding the obligation for specialist teachers in Physical Education in Early
Childhood Education. The study highlights the importance of overcoming challenges,
recognizing the game as a transversal tool in the learning process. Freire's conviction (1987)
reinforces the importance of regularly incorporating the game into Physical Education classes
for Early Childhood Education, providing a space of freedom essential for true learning. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|