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Título: A afetividade e suas relações com o desempenho das aulas da Educação Física Escolar
Autor(es): Marques, Joyce Rodrigues
Orientador(es): Oliveira, Ricardo Jacó de
Assunto: Educação física escolar
Professores e alunos
Data de apresentação: 28-Nov-2023
Data de publicação: 17-Jun-2024
Referência: MARQUES, Joyce Rodrigues. A afetividade e suas relações com o desempenho das aulas da Educação Física Escolar. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O artigo aborda a influência da afetividade nas experiências de aprendizado e no desempenho dos alunos na disciplina de Educação Física infantil. Explora como as relações emocionais entre estudantes (crianças), professores e o ambiente de aprendizado podem impactar positiva ou negativamente no envolvimento e no rendimento das atividades físicas. Além disso, discute a importância de estratégias pedagógicas que promovam uma abordagem afetiva, considerando o desenvolvimento emocional dos alunos como parte integrante do processo educacional. O estudo decorre de uma revisão bibliográfica, onde há exposição das perspectivas de Jean Piaget, Henri Wallon e Vygotsky. Uma narrativa de vivência pessoal com relatos de estágio também registra o embasamento do estudo. O objetivo é destacar a relevância da afetividade no contexto da Educação Física escolar e suas implicações para a promoção de um ambiente de aprendizado saudável e eficaz. Esta revisão bibliográfica visa compreender a importância da afetividade na aprendizagem e no desenvolvimento motor e cognitivo no ensino infantil.
Abstract: The article addresses the influence of affectivity on learning experiences and student performance in the subject of Early Childhood Physical Education. Explores how emotional relationships between students (children), teachers and the learning environment can positively or negatively impact engagement and performance in physical activities. Furthermore, it discusses the importance of pedagogical strategies that promote an affective approach, considering students' emotional development as an integral part of the educational process. The study includes a bibliographical review, which presents the perspectives of Jean Piaget, Henri Wallon and Vygotsky. A personal experience narrative with internship reports also records the basis of the study. The objective is to highlight the relevance of affectivity in the context of school Physical Education and its implications for promoting a healthy and effective learning environment.This literature review aims to understand the importance of affectivity in learning and motor and cognitive development in early childhood education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
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