Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ricardo Jacó de | - |
dc.contributor.author | Marques, Joyce Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Joyce Rodrigues. A afetividade e suas relações com o desempenho das aulas da Educação Física Escolar. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo aborda a influência da afetividade nas experiências de aprendizado e no
desempenho dos alunos na disciplina de Educação Física infantil. Explora como as
relações emocionais entre estudantes (crianças), professores e o ambiente de aprendizado
podem impactar positiva ou negativamente no envolvimento e no rendimento das
atividades físicas. Além disso, discute a importância de estratégias pedagógicas que
promovam uma abordagem afetiva, considerando o desenvolvimento emocional dos
alunos como parte integrante do processo educacional. O estudo decorre de uma revisão
bibliográfica, onde há exposição das perspectivas de Jean Piaget, Henri Wallon e
Vygotsky. Uma narrativa de vivência pessoal com relatos de estágio também registra o
embasamento do estudo. O objetivo é destacar a relevância da afetividade no contexto da
Educação Física escolar e suas implicações para a promoção de um ambiente de
aprendizado saudável e eficaz. Esta revisão bibliográfica visa compreender a importância
da afetividade na aprendizagem e no desenvolvimento motor e cognitivo no ensino
infantil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | pt_BR |
dc.title | A afetividade e suas relações com o desempenho das aulas da Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T13:42:55Z | - |
dc.date.available | 2024-06-17T13:42:55Z | - |
dc.date.submitted | 2023-11-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38882 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The article addresses the influence of affectivity on learning experiences and student
performance in the subject of Early Childhood Physical Education. Explores how
emotional relationships between students (children), teachers and the learning
environment can positively or negatively impact engagement and performance in physical
activities. Furthermore, it discusses the importance of pedagogical strategies that promote
an affective approach, considering students' emotional development as an integral part of
the educational process. The study includes a bibliographical review, which presents the
perspectives of Jean Piaget, Henri Wallon and Vygotsky. A personal experience narrative
with internship reports also records the basis of the study. The objective is to highlight
the relevance of affectivity in the context of school Physical Education and its
implications for promoting a healthy and effective learning environment.This literature
review aims to understand the importance of affectivity in learning and motor and
cognitive development in early childhood education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|