Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38863
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_EvandroVeronez_tcc.pdf577,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Música na educação básica : reflexões a partir de diálogos com alguns educadores musicais e a BNCC
Autor(es): Veronez, Evandro
Orientador(es): Queiroz, Andréa Matias
Assunto: Música - instrução e estudo - infanto-juvenil
Educação básica
Ensino fundamental - música
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de apresentação: 10-Fev-2024
Data de publicação: 14-Jun-2024
Referência: VERONEZ, Evandro. Música na educação básica: reflexões a partir de diálogos com alguns educadores musicais e a BNCC. 2024. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A escola, devido à sua natureza democrática e abrangente, apresenta-se como o ambiente ideal para a introdução do ensino musical para crianças e adolescentes. A partir disso, este trabalho tem como objetivo refletir como algumas pedagogias musicais influenciam o ensino musical nas escolas nos dias de hoje, levando em consideração a necessidade do cumprimento da BNCC e sua relação com estas pedagogias. Além disso, serão abordadas questões tendo em mente contribuir com a constante busca da melhoria do ensino musical em diferentes contextos escolares, oferecendo possíveis alternativas para diversas situações. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica a partir de material científico já publicado, como teses, dissertações, monografias, artigos acadêmicos publicados em periódicos científicos ou anais de congressos. A partir desse trabalho, foi possível observar que há desafios significativos associados ao ensino de música nas escolas contemporâneas, tais como a abordagem polivalente, a limitação de tempo e recursos dedicados às aulas de música, em especial quando consideramos as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a capacitação dos professores.
Abstract: The school, due to its democratic and inclusive nature, is the ideal environment for introducing music teaching to children and adolescents. Based on this, this paper proposes to reflect on how some musical pedagogies influence music teaching in schools today, taking into account the need to comply with the BNCC and its relationship with these pedagogies. In addition, questions will be addressed with a view to contributing to the constant search for improvement in music teaching in different school contexts, offering possible alternatives for various situations. The methodology used was bibliographical research based on published scientific material, such as these, dissertations, monographs, academic articles published in scientific journals or conference proceedings. From this work, it was possible to observe that there are significant challenges associated with teaching music in contemporary schools, such as the multipurpose approach, the limited time and resources dedicated to music lessons, especially when we consider the guidelines established by the National Common Curriculum Base (BNCC) and teacher training.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.