Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38863
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_EvandroVeronez_tcc.pdf577,43 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorQueiroz, Andréa Matias-
dc.contributor.authorVeronez, Evandro-
dc.identifier.citationVERONEZ, Evandro. Música na educação básica: reflexões a partir de diálogos com alguns educadores musicais e a BNCC. 2024. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA escola, devido à sua natureza democrática e abrangente, apresenta-se como o ambiente ideal para a introdução do ensino musical para crianças e adolescentes. A partir disso, este trabalho tem como objetivo refletir como algumas pedagogias musicais influenciam o ensino musical nas escolas nos dias de hoje, levando em consideração a necessidade do cumprimento da BNCC e sua relação com estas pedagogias. Além disso, serão abordadas questões tendo em mente contribuir com a constante busca da melhoria do ensino musical em diferentes contextos escolares, oferecendo possíveis alternativas para diversas situações. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica a partir de material científico já publicado, como teses, dissertações, monografias, artigos acadêmicos publicados em periódicos científicos ou anais de congressos. A partir desse trabalho, foi possível observar que há desafios significativos associados ao ensino de música nas escolas contemporâneas, tais como a abordagem polivalente, a limitação de tempo e recursos dedicados às aulas de música, em especial quando consideramos as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a capacitação dos professores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudo - infanto-juvenilpt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - músicapt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.titleMúsica na educação básica : reflexões a partir de diálogos com alguns educadores musicais e a BNCCpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-14T18:39:41Z-
dc.date.available2024-06-14T18:39:41Z-
dc.date.submitted2024-02-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38863-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The school, due to its democratic and inclusive nature, is the ideal environment for introducing music teaching to children and adolescents. Based on this, this paper proposes to reflect on how some musical pedagogies influence music teaching in schools today, taking into account the need to comply with the BNCC and its relationship with these pedagogies. In addition, questions will be addressed with a view to contributing to the constant search for improvement in music teaching in different school contexts, offering possible alternatives for various situations. The methodology used was bibliographical research based on published scientific material, such as these, dissertations, monographs, academic articles published in scientific journals or conference proceedings. From this work, it was possible to observe that there are significant challenges associated with teaching music in contemporary schools, such as the multipurpose approach, the limited time and resources dedicated to music lessons, especially when we consider the guidelines established by the National Common Curriculum Base (BNCC) and teacher training.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.