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Título: Ensaio sobre a ludicidade presente nas práticas musicais realizadas na educação infantil
Autor(es): Mesquita, Adriana Aparecida dos Santos
Orientador(es): Queiroz, Andrea Matias
Assunto: Educação infantil
Música - instrução e estudo - infanto-juvenil
Ludicidade
Data de apresentação: 10-Fev-2024
Data de publicação: 14-Jun-2024
Referência: MESQUITA, Adriana Aparecida dos Santos. Ensaio sobre a ludicidade presente nas práticas musicais realizadas na educação infantil. 2024. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre a ludicidade presente nas práticas musicais desenvolvidas na Educação Infantil. A ludicidade é um elemento fundamental no processo educacional das crianças, proporcionando um ambiente de aprendizado lúdico e prazeroso. A pesquisa tem caráter de Ensaio Teórico e explora a importância da ludicidade e da música no contexto da Educação Infantil, analisando como esses elementos podem ser integrados de forma eficaz nas práticas pedagógicas. São abordados conceitos e textos sobre ludicidade, música e desenvolvimento infantil, bem como experiências e práticas de ensino que valorizam a criatividade, a expressão e a participação ativa das crianças. Por fim, este Ensaio Teórico busca contribuir para uma reflexão mais ampla sobre a importância da ludicidade e da música no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, destacando a necessidade de valorizar a criatividade, a espontaneidade e o prazer das crianças no contexto escolar. Por fim, observou-se que as práticas musicais estão diretamente relacionadas ao ser humano antes mesmo dele vir ao mundo e o estudo de sua pratica em ambiente escolar é de suma importância para o professor. A importância de reconhecer como a música vem sendo tratada e difundida na sociedade e no ambiente escolar no mundo atual faz toda a diferença para a prática docente. Além disso, o conhecimento das ferramentas digitais da atualidade faz com que o educador consiga adotar medidas que estreitem laços entre aluno e professor, podendo vir a contribuir não apenas com a formação musical, mas também com a formação humana do indivíduo.
Abstract: This paper proposes a reflection on the playfulness present in the musical practices developed in Early Childhood Education. Playfulness is a fundamental element in the educational process of children, providing a playful and pleasurable learning environment. The research is a Theoretical Essay and explores the importance of playfulness and music in the context of Early Childhood Education, analyzing how these elements can be effectively integrated into pedagogical practices. Concepts and texts on playfulness, music and child development are covered, as well as teaching experiences and practices that value creativity, expression and the active participation of children. Finally, this Theoretical Essay seeks to contribute to a broader reflection on the importance of playfulness and music in the teaching-learning process in Early Childhood Education, highlighting the need to value children's creativity, spontaneity and pleasure in the school context. Finally, it was observed that musical practices are directly related to human beings even before they come into the world and the study of their practice in the school environment is of paramount importance for teachers. The importance of recognizing how music has been treated and disseminated in society and in the school environment in today's world makes all the difference to teaching practice. In addition, knowledge of today's digital tools enables educators to adopt measures that strengthen ties between students and teachers, which can contribute not only to musical education, but also to the individual's human development.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2024.
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