Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Andrea Matias | - |
dc.contributor.author | Mesquita, Adriana Aparecida dos Santos | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, Adriana Aparecida dos Santos. Ensaio sobre a ludicidade presente nas práticas musicais realizadas na educação infantil. 2024. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma reflexão sobre a ludicidade presente nas práticas musicais
desenvolvidas na Educação Infantil. A ludicidade é um elemento fundamental no
processo educacional das crianças, proporcionando um ambiente de aprendizado
lúdico e prazeroso. A pesquisa tem caráter de Ensaio Teórico e explora a importância
da ludicidade e da música no contexto da Educação Infantil, analisando como esses
elementos podem ser integrados de forma eficaz nas práticas pedagógicas. São
abordados conceitos e textos sobre ludicidade, música e desenvolvimento infantil,
bem como experiências e práticas de ensino que valorizam a criatividade, a expressão
e a participação ativa das crianças. Por fim, este Ensaio Teórico busca contribuir para
uma reflexão mais ampla sobre a importância da ludicidade e da música no processo
de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, destacando a necessidade de valorizar
a criatividade, a espontaneidade e o prazer das crianças no contexto escolar. Por fim,
observou-se que as práticas musicais estão diretamente relacionadas ao ser humano
antes mesmo dele vir ao mundo e o estudo de sua pratica em ambiente escolar é de
suma importância para o professor. A importância de reconhecer como a música vem
sendo tratada e difundida na sociedade e no ambiente escolar no mundo atual faz
toda a diferença para a prática docente. Além disso, o conhecimento das ferramentas
digitais da atualidade faz com que o educador consiga adotar medidas que estreitem
laços entre aluno e professor, podendo vir a contribuir não apenas com a formação
musical, mas também com a formação humana do indivíduo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo - infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | Ensaio sobre a ludicidade presente nas práticas musicais realizadas na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-14T18:29:17Z | - |
dc.date.available | 2024-06-14T18:29:17Z | - |
dc.date.submitted | 2024-02-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38862 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper proposes a reflection on the playfulness present in the musical practices
developed in Early Childhood Education. Playfulness is a fundamental element in the
educational process of children, providing a playful and pleasurable learning
environment. The research is a Theoretical Essay and explores the importance of
playfulness and music in the context of Early Childhood Education, analyzing how
these elements can be effectively integrated into pedagogical practices. Concepts and
texts on playfulness, music and child development are covered, as well as teaching
experiences and practices that value creativity, expression and the active participation
of children. Finally, this Theoretical Essay seeks to contribute to a broader reflection
on the importance of playfulness and music in the teaching-learning process in Early
Childhood Education, highlighting the need to value children's creativity, spontaneity
and pleasure in the school context. Finally, it was observed that musical practices are
directly related to human beings even before they come into the world and the study
of their practice in the school environment is of paramount importance for teachers.
The importance of recognizing how music has been treated and disseminated in
society and in the school environment in today's world makes all the difference to
teaching practice. In addition, knowledge of today's digital tools enables educators to
adopt measures that strengthen ties between students and teachers, which can
contribute not only to musical education, but also to the individual's human
development. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|