Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38859
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarianaBernardesDoNascimento_tcc.pdf629,44 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVeber, Andréia-
dc.contributor.authorNascimento, Mariana Bernardes do-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Mariana Bernardes do. Trajetória de formação docente a partir da experiência formativa em música no projeto Criar e Tocar. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo investigar como acontece a formação docente em música de professores que iniciaram seus estudos musicais no projeto Criar e Tocar, tendo como base os questionamento de como e porque o projeto Criar e Tocar insere seus alunos na docência, e sobre qual seria a influência em sua escolha acadêmica e profissional. Trata-se de um estudo de caso, tendo como objeto de estudo o projeto Criar e Tocar, projeto social de música da cidade de Anápolis/GO. A análise de dados indicou que a trajetória vivenciada no projeto foi importante na busca profissional dos entrevistados e que esta profissionalização, que ocorre por parte desses ex-alunos está cumprindo com um dos objetivos apontados para o projeto, de possibilitar a profissionalização em música a seus participantes. Ademais, verificou-se que ainda há o que se avançar no que tange a favorecer não apenas a profissionalização, mas por conseguinte, a busca por formação superior na área de música. Identificou-se o lugar de importância das licenciaturas no sentido de reconhecerem com maior ênfase e profundidade os ambientes de ensino e aprendizagem musical proporcionados pelos projetos sociais, entendendo-os como locais de formação e atuação do licenciando e com isso, permitindo que ele adquira proximidade, desenvolva estratégias e passe a considerar com maior propriedade os projetos sociais como espaço de atuação profissional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de músicapt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.titleTrajetória de formação docente a partir da experiência formativa em música no projeto Criar e Tocarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-14T17:56:10Z-
dc.date.available2024-06-14T17:56:10Z-
dc.date.submitted2023-11-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38859-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.