Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38847
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_CarlaNevesDaSilveira_tcc.pdf12,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogo "Atitude historiadora : histórias no quadradim" : uma proposta de aprendizagem histórica sobre o Distrito Federal em busca de narrativas contra-hegemônicas
Autor(es): Silveira, Carla Neves da
Orientador(es): Portela, Cristiane de Assis
Assunto: História - estudo e ensino
Ensino fundamental - jogos educativos
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 16-Fev-2024
Data de publicação: 13-Jun-2024
Referência: SILVEIRA, Carla Neves da. Jogo "Atitude historiadora: histórias no quadradim": uma proposta de aprendizagem histórica sobre o Distrito Federal em busca de narrativas contra-hegemônicas. 2024. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso discorre sobre o jogo educacional "Atitude Historiadora - Histórias no Quadradim", com ênfase no seu importante papel no contexto do ensino de História no Distrito Federal. Este jogo é vinculado ao projeto de extensão chamado “Outras Brasílias” da Universidade de Brasília (UnB), sob coordenação da Professora Dra. Cristiane Portela. O objetivo principal é demonstrar pela dinâmica do jogo, a influência que ele exerce na construção da identidade e sentimento de pertencimento dos/as estudantes, ao incorporar elementos locais e regionais desconhecidos nas narrativas históricas. Subsidiariamente é explorado como a descentralização de narrativas contra-hegemônicas evidenciadas pela diversidade de perspectivas apresentadas no jogo, desafiam visões tradicionais e proporcionam uma experiência mais inclusiva. Por meio de reflexões sobre o processo de construção do jogo, buscou-se destacar a importância de abordagens inovadoras e contextualizadas para engajar os/as estudantes de maneira eficaz e protagonizada no próprio processo educativo. Os resultados verificados dessa experiência com o jogo educacional foi a constatação do impacto positivo exercido na aprendizagem histórica, pelas narrativas contra-hegemônicas, bem como pela abordagem lúdica e participativa ao ensino.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.