Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/38847
Título: | Jogo "Atitude historiadora : histórias no quadradim" : uma proposta de aprendizagem histórica sobre o Distrito Federal em busca de narrativas contra-hegemônicas |
Autor(es): | Silveira, Carla Neves da |
Orientador(es): | Portela, Cristiane de Assis |
Assunto: | História - estudo e ensino Ensino fundamental - jogos educativos Distrito Federal (DF) - educação |
Data de apresentação: | 16-Fev-2024 |
Data de publicação: | 13-Jun-2024 |
Referência: | SILVEIRA, Carla Neves da. Jogo "Atitude historiadora: histórias no quadradim": uma proposta de aprendizagem histórica sobre o Distrito Federal em busca de narrativas contra-hegemônicas. 2024. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso discorre sobre o jogo educacional "Atitude
Historiadora - Histórias no Quadradim", com ênfase no seu importante papel no contexto do
ensino de História no Distrito Federal. Este jogo é vinculado ao projeto de extensão chamado
“Outras Brasílias” da Universidade de Brasília (UnB), sob coordenação da Professora Dra.
Cristiane Portela. O objetivo principal é demonstrar pela dinâmica do jogo, a influência que
ele exerce na construção da identidade e sentimento de pertencimento dos/as estudantes, ao
incorporar elementos locais e regionais desconhecidos nas narrativas históricas.
Subsidiariamente é explorado como a descentralização de narrativas contra-hegemônicas
evidenciadas pela diversidade de perspectivas apresentadas no jogo, desafiam visões
tradicionais e proporcionam uma experiência mais inclusiva. Por meio de reflexões sobre o
processo de construção do jogo, buscou-se destacar a importância de abordagens inovadoras
e contextualizadas para engajar os/as estudantes de maneira eficaz e protagonizada no próprio
processo educativo. Os resultados verificados dessa experiência com o jogo educacional foi a
constatação do impacto positivo exercido na aprendizagem histórica, pelas narrativas
contra-hegemônicas, bem como pela abordagem lúdica e participativa ao ensino. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | História
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.