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dc.contributor.advisorSampaio, Juarez de Oliveira-
dc.contributor.authorZanotto, Edgar-
dc.identifier.citationZANOTTO, Edgar. O transtorno do espectro autista na perspectiva da educação física inclusiva. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Santo Antônio da Patrulha-RS, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo apresentou como propósito investigar, na literatura científica, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva da inclusão. Para isso utilizamos como base para pesquisa a base eletrônica de dados: Google Scholar, Periódicos da Capes e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Primeiramente, foram abordados os aspectos históricos e conceituais do TEA para conseguir identificar as manifestações dos autores e detectar as singularidades e especificidades dos(as) alunos(as) com TEA. Na sequência, investigamos a educação especial e o arcabouço legal que serve de apoio para educação inclusiva, relacionando-se a legislação com a educação inclusiva na atual conjuntura. Após trilhar pelos aspectos históricos, conceituais e respaldos da inclusão escolar, buscou-se identificar as práticas pedagógicas e científicas de inclusão de estudantes com TEA nas aulas de Educação Física escolar. Em todo o processo de estudo sobre o TEA orientamo-nos com informações sobre o tema para responder questões que podem compor problemáticas de professores(as) da Educação Física. Por exemplo, nas práticas escolares buscamos fornecer suportes para colaborar com possíveis soluções visando proporcionar a inclusão integral dos(as) alunos(as). Nesse processo, compreendendo as especificidades físicas e cognitivas de estudantes com autismo, com a finalidade futura de atingir os objetivos no processo de ensino/aprendizagem. Na pesquisa identificamos alguns aspectos significativos na inclusão de estudantes com autismo em aulas de educação física, destacando-se a necessidade de estrutura física e pedagógica das escolas para conseguir uma inclusão efetiva. Por fim, foi determinante o estudo para entender que o movimento de inclusão escolar é complexo e demanda o envolvimento das instituições governamentais e de ensino, da comunidade escolar e dos familiares em ambiente colaborativo para que se consiga atingir os objetivos de inclusão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordCrianças autistas - aprendizagempt_BR
dc.titleO transtorno do espectro autista na perspectiva da educação física inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-11T14:36:41Z-
dc.date.available2024-06-11T14:36:41Z-
dc.date.submitted2023-12-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38838-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this study was to investigate, in scientific literature, Autism Spectrum Disorder (ASD) from the perspective of inclusion, considering historical-cultural theory, using the electronic database as a basis for research: Google Scholar, Periódicos da Capes and SciELO (Scientific Electronic Library Online). Firstly, the historical and conceptual aspects of ASD were addressed in order to identify the authors' manifestations and detect the singularities and specificities of students and/or children with ASD. Following the course completion work, special education and the legal framework that supports inclusive education were addressed, relating legislation to inclusive education, directing the study towards the development of inclusion aspects in the current educational situation. After exploring the historical, conceptual and inclusion aspects in special education, we sought to identify the pedagogical and scientific practices for including students with ASD in school physical education classes. Throughout the study process on ASD, knowledge on the topic was sought so that, if insertion into the educational job market occurs, one can be prepared to face the difficulties presented and collaborate to seek solutions effectively, aiming to provide the inclusion of efficient and comprehensive way for students, understanding their physical and cognitive specificities, with the future purpose of achieving objectives in the teaching/learning process. During the research, some significant aspects of knowledge were addressed, highlighting the need for a physical and pedagogical structure in schools to achieve effective inclusion. Studies have shown that the inclusive environment treats diversity as something positive and present in society, which must also be reflected in the school, in the teaching process. Still in response to the study carried out, it was found that inclusion is a recent process, both in legal provisions and in application in the school community. Finally, the study was crucial in understanding that the school inclusion movement is complex and demands the involvement of government and educational institutions, the school community and family members in a collaborative environment so that inclusion objectives can be achieved efficiently.pt_BR
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