Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3882
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LigiaPereiradeSousa.pdf928,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das contribuições de uma microempresa com modelo de gestão social baseada nos critérios de Comércio Justo : estudo de caso de uma cooperativa no DF
Autor(es): Sousa, Ligia Pereira de
Orientador(es): Oliveira, Maria Neuza da Silva
Assunto: Pequenas e médias empresas
Gestão organizacional
Cooperativas
Data de apresentação: 14-Abr-2012
Data de publicação: 1-Out-2012
Referência: SOUSA, Ligia Pereira de. Análise das contribuições de uma microempresa com modelo de gestão social baseada nos critérios de Comércio Justo: estudo de caso de uma cooperativa no DF. 2012. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: No contexto globalizado atual, as microempresas e empreendimentos solidários desenvolvem-se e surgem a partir de inúmeros tipos de serviços e trabalhos, oriundos da inserção de novas tecnologias e novas formas de relações comerciais e empresariais. Essas novas formas relacionais minimizam os problemas internos burocráticos e adequam a organização a tipos diferenciados de gestão e dessa forma, possuem um papel importante no desenvolvimento econômico do país.Nesse sentido, esse trabalho visa demonstrar a forma de gestão de uma cooperativa no DF que pauta sua administração na gestão social, baseando-se nos critérios de Comércio Justo e Solidários. Têm-se uma pesquisa descritiva que foi realizada com objetivos de identificar como ocorre os processos internos que asseguram melhores condições de vida e trabalho aos produtores. Utilizou-se como metodologia a realização de entrevistas semiestruturadas, todos os dados coletados foram analisados baseando-se no referencial teórico consultado. Foi possível através da pesquisa apresentar as principais concepções do Comércio Justo e principais processos de autogestão da cooperativa Central do Cerrado – Produtos Ecossociais. Quanto aos resultados obtidos pelo estudo, é possível afirmar que a cooperativa em questão possui processos organizacionais que dependem da valorização do capital humano e a mesma valoriza tal recurso de forma a instruir seus cooperados a investirem em qualificação. A instituição desenvolve ações que favorecem os meios naturais principalmente produções comunitárias, comercializando produtos sustentavelmente corretos e inserindo o conceito do uso sustentável da biodiversidade do Cerrado. Dessa forma cria-se novas direções, visões e inovações para o comércio alternativo e sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons