Título: | Substituição de paradigmas ? : uma transição no ensino do modelo IS-LM/AS-AD para o modelo IS-PC-MR |
Autor(es): | Plácido, Rodrigo Moses Aguiar |
Orientador(es): | Ramos, Carlos Alberto |
Assunto: | Economia Macroeconomia |
Data de apresentação: | 22-Fev-2024 |
Data de publicação: | 10-Jun-2024 |
Referência: | PLÁCIDO, Rodrigo Moses Aguiar. Substituição de paradigmas ?: uma transição no ensino do modelo IS-LM/AS-AD para o modelo IS-PC-MR. 2024. 141 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho buscou compreender o processo de atualização do conteúdo
abarcado nos manuais de macroeconomia de graduação, dado o desenvolvimento
da teoria macroeconômica ao longo do tempo. O objetivo geral busca compreender
a transição feita do modelo IS-LM/AS-AD para o modelo IS-PC-MR. Para orientar a
investigação, foi utilizado o arcabouço analítico desenvolvido por Thomas Kuhn
(2019 [1962]). Porém, como não há consenso na literatura metodológica em
economia sobre a possibilidade de aplicação do arcabouço analítico desenvolvido
por Kuhn, é necessária uma discussão mais aprofundada a respeito do método de
investigação na Ciência Econômica. Desse modo, é definido a pergunta de
pesquisa, ou seja, se é possível interpretar o processo de substituição do modelo
padrão de ensino de macroeconomia IS-LM/AS-AD como uma substituição de
paradigmas kuhniano. Sendo assim, para responder de forma apropriada a pergunta
de pesquisa, foram determinados três objetivos específicos: em primeiro, determinar
a possibilidade de aplicação da perspectiva kuhniana na Ciência Econômica; em
segundo, determinar a possibilidade de compreender modelos econômicos
matemáticos como paradigmas macroeconomia; por fim, em terceiro, se é possível
determinar efetivamente a ocorrência da transição do modelo padrão de ensino.
Para responder a pergunta de pesquisa e atingir os objetivos geral e específicos, foi
adotado a técnica de revisão de literatura, a partir de livros, artigos científicos e
manuais de macroeconomia direcionados para a graduação. Por fim, dada a análise
feita, conclui-se que é possível determinar efetivamente que há um processo de
substituição do modelo padrão de ensino de teoria macroeconômica, que é possível
aplicar o arcabouço conceitual kuhniano em Ciência Econômica e que é possível
entender modelos econômicos matemáticos como paradigmas de ensino de
macroeconomia. Portanto, a transição do modelo IS-LM/AS-AD pode ser entendida
como um processo de substituição de paradigma. |
Abstract: | This work sought to understand the process of updating the undergraduate
macroeconomics manuals, given the development of macroeconomic theory at the
research frontier. being the general objective the transition from the IS-LM/AS-AD
model to the IS-PC-MR. To guide the investigation, was used the analytical
framework developed by Thomas Kuhn (2019 [1962]). However, as there is no
consensus in the methodological literature in economics about the possibility of
applying the analytical framework developed by Kuhn, is necessary a more depth
discussion about methodology in Economics. In this way, the research question is
defined, that is, whether it is possible to interpret the process of replacing the
standard IS-LM/AS-AD macroeconomics teaching model as Kuhnian paradigms
shifts. Therefore, to appropriately answer the research question, three specific
objectives were determined: first, determine the possibility of applying the Kuhnian
perspective in Economic Science; second, determine the possibility of understanding
mathematical economic models as macroeconomic paradigms; thirdly, whether it is
possible to effectively determine the occurrence of the transition process of the
standard teaching model. To answer the research question and achieve the general
and specific objectives, was adopted the literature review technique, based on books,
scientific papers and macroeconomics manuals. Finally, given the analysis carried
out, it is concluded that it is possible to effectively determine if there is a process of
replacing the standard model of teaching macroeconomic theory, if it is possible to
apply the Kuhnian conceptual framework in Economics and that if it is possible to
understand mathematical economic models as macroeconomics teaching paradigms.
Therefore, the transition from the IS-LM/AS-AD model can be understood as a
process of paradigm shift. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
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