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Título: Substituição de paradigmas ? : uma transição no ensino do modelo IS-LM/AS-AD para o modelo IS-PC-MR
Autor(es): Plácido, Rodrigo Moses Aguiar
Orientador(es): Ramos, Carlos Alberto
Assunto: Economia
Macroeconomia
Data de apresentação: 22-Fev-2024
Data de publicação: 10-Jun-2024
Referência: PLÁCIDO, Rodrigo Moses Aguiar. Substituição de paradigmas ?: uma transição no ensino do modelo IS-LM/AS-AD para o modelo IS-PC-MR. 2024. 141 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho buscou compreender o processo de atualização do conteúdo abarcado nos manuais de macroeconomia de graduação, dado o desenvolvimento da teoria macroeconômica ao longo do tempo. O objetivo geral busca compreender a transição feita do modelo IS-LM/AS-AD para o modelo IS-PC-MR. Para orientar a investigação, foi utilizado o arcabouço analítico desenvolvido por Thomas Kuhn (2019 [1962]). Porém, como não há consenso na literatura metodológica em economia sobre a possibilidade de aplicação do arcabouço analítico desenvolvido por Kuhn, é necessária uma discussão mais aprofundada a respeito do método de investigação na Ciência Econômica. Desse modo, é definido a pergunta de pesquisa, ou seja, se é possível interpretar o processo de substituição do modelo padrão de ensino de macroeconomia IS-LM/AS-AD como uma substituição de paradigmas kuhniano. Sendo assim, para responder de forma apropriada a pergunta de pesquisa, foram determinados três objetivos específicos: em primeiro, determinar a possibilidade de aplicação da perspectiva kuhniana na Ciência Econômica; em segundo, determinar a possibilidade de compreender modelos econômicos matemáticos como paradigmas macroeconomia; por fim, em terceiro, se é possível determinar efetivamente a ocorrência da transição do modelo padrão de ensino. Para responder a pergunta de pesquisa e atingir os objetivos geral e específicos, foi adotado a técnica de revisão de literatura, a partir de livros, artigos científicos e manuais de macroeconomia direcionados para a graduação. Por fim, dada a análise feita, conclui-se que é possível determinar efetivamente que há um processo de substituição do modelo padrão de ensino de teoria macroeconômica, que é possível aplicar o arcabouço conceitual kuhniano em Ciência Econômica e que é possível entender modelos econômicos matemáticos como paradigmas de ensino de macroeconomia. Portanto, a transição do modelo IS-LM/AS-AD pode ser entendida como um processo de substituição de paradigma.
Abstract: This work sought to understand the process of updating the undergraduate macroeconomics manuals, given the development of macroeconomic theory at the research frontier. being the general objective the transition from the IS-LM/AS-AD model to the IS-PC-MR. To guide the investigation, was used the analytical framework developed by Thomas Kuhn (2019 [1962]). However, as there is no consensus in the methodological literature in economics about the possibility of applying the analytical framework developed by Kuhn, is necessary a more depth discussion about methodology in Economics. In this way, the research question is defined, that is, whether it is possible to interpret the process of replacing the standard IS-LM/AS-AD macroeconomics teaching model as Kuhnian paradigms shifts. Therefore, to appropriately answer the research question, three specific objectives were determined: first, determine the possibility of applying the Kuhnian perspective in Economic Science; second, determine the possibility of understanding mathematical economic models as macroeconomic paradigms; thirdly, whether it is possible to effectively determine the occurrence of the transition process of the standard teaching model. To answer the research question and achieve the general and specific objectives, was adopted the literature review technique, based on books, scientific papers and macroeconomics manuals. Finally, given the analysis carried out, it is concluded that it is possible to effectively determine if there is a process of replacing the standard model of teaching macroeconomic theory, if it is possible to apply the Kuhnian conceptual framework in Economics and that if it is possible to understand mathematical economic models as macroeconomics teaching paradigms. Therefore, the transition from the IS-LM/AS-AD model can be understood as a process of paradigm shift.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2024.
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