Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38805
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RoseMaluCarvalhoSousaBezerra_tcc.pdf8,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cadê o Zé Gotinha? : uma análise das estratégias digitais de publicidade do Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra Poliomielite de 2022
Autor(es): Bezerra, Rose Malu Carvalho de Sousa
Orientador(es): Oliveira, Gisele Pimenta de
Assunto: Vacinação
Comunicação pública
Campanhas públicas de saúde
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 7-Jun-2024
Referência: BEZERRA, Rose Malu Carvalho de Sousa. Cadê o Zé Gotinha?: uma análise das estratégias digitais de publicidade do Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra Poliomielite de 2022. 2023. 119 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a análise da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite de 2022, produzida e organizada pelo Ministério da Saúde. A pesquisa discute o interesse público envolto na temática, como forma de investigar se há um entendimento das estratégias de comunicação digital do órgão à luz do que preconiza a comunicação pública e a publicidade social. Para tanto, se realiza uma abordagem histórica das vacinas no Brasil, do Plano Nacional de Imunizações (PNI) e das campanhas de vacinação contra a Poliomielite. Metodologicamente, para analisar a campanha de saúde pública, utilizamos a abordagem de estudo de caso, que permite investigar a situação a partir de critérios definidos, para responder às perguntas propostas. Desse modo, decidimos analisar a campanha disponibilizada pela pasta de forma online, isso inclui: as informações sobre ela veiculadas como notícias, a estratégia disposta no site, as peças gráficas, audiovisuais e as mensagens que foram para as redes sociais, a potencialidade das linguagens e das tecnologias, além da mobilização social. Assim, interessa- nos de modo particular e central, a observação e análise da comunicação pública e da publicidade social de interesse público, empregadas na campanha, convergindo na comunicação dialógica que tem a participação cidadã, munida de informações e voltada para o coletivo como alvo. Como resultados, em síntese, pode-se constatar a partir do estudo de caso da campanha a omissão de informação de interesse público, além de se tratar de uma campanha frágil e superficial, que não busca confrontar um problema real e ameaçador porque nem mesmo reconhece a gravidade da situação.
Abstract: The current work has as object of study the analysis of Vaccination Campaign against Poliomyelitis of 2022, produced and organized by the Ministry of Health. The research discusses the public interest involved in the theme, as a way of investigating whether there is an understanding of the agency's digital communication strategies in the light of what public communication and social advertising advocates. For that, a historical approach to vaccines in Brazil, the National Immunization Plan (PNI) and vaccination campaigns against polio is carried out. Methodologically, to analyze the public health campaign, we used the case study approach, which allows us to investigate the situation based on defined criteria, to answer the proposed questions. In this way, we decided to analyze the campaign made available by the folder online, this includes: the information about it published as news, the strategy displayed on the website, the graphic, audiovisual pieces and the messages that went to social networks, the potential of languages and technologies, in addition to social mobilization. Thus, there is a particular and central interest in the observation and analysis of public communication and social advertising of public interest, used in the campaign, converging in dialogical communication that has citizen participation, equipped with information and aimed at the collective as a target. . As a result, in summary, it can be seen from the case study of the campaign the omission of information of public interest, in addition to being a fragile and superficial campaign, which does not seek to confront a real and threatening problem because it does not even recognize the gravity of the situation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.