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2023_RoseMaluCarvalhoSousaBezerra_tcc.pdf8,04 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorOliveira, Gisele Pimenta de-
dc.contributor.authorBezerra, Rose Malu Carvalho de Sousa-
dc.identifier.citationBEZERRA, Rose Malu Carvalho de Sousa. Cadê o Zé Gotinha?: uma análise das estratégias digitais de publicidade do Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra Poliomielite de 2022. 2023. 119 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objeto de estudo a análise da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite de 2022, produzida e organizada pelo Ministério da Saúde. A pesquisa discute o interesse público envolto na temática, como forma de investigar se há um entendimento das estratégias de comunicação digital do órgão à luz do que preconiza a comunicação pública e a publicidade social. Para tanto, se realiza uma abordagem histórica das vacinas no Brasil, do Plano Nacional de Imunizações (PNI) e das campanhas de vacinação contra a Poliomielite. Metodologicamente, para analisar a campanha de saúde pública, utilizamos a abordagem de estudo de caso, que permite investigar a situação a partir de critérios definidos, para responder às perguntas propostas. Desse modo, decidimos analisar a campanha disponibilizada pela pasta de forma online, isso inclui: as informações sobre ela veiculadas como notícias, a estratégia disposta no site, as peças gráficas, audiovisuais e as mensagens que foram para as redes sociais, a potencialidade das linguagens e das tecnologias, além da mobilização social. Assim, interessa- nos de modo particular e central, a observação e análise da comunicação pública e da publicidade social de interesse público, empregadas na campanha, convergindo na comunicação dialógica que tem a participação cidadã, munida de informações e voltada para o coletivo como alvo. Como resultados, em síntese, pode-se constatar a partir do estudo de caso da campanha a omissão de informação de interesse público, além de se tratar de uma campanha frágil e superficial, que não busca confrontar um problema real e ameaçador porque nem mesmo reconhece a gravidade da situação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVacinaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação públicapt_BR
dc.subject.keywordCampanhas públicas de saúdept_BR
dc.titleCadê o Zé Gotinha? : uma análise das estratégias digitais de publicidade do Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra Poliomielite de 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-07T14:40:17Z-
dc.date.available2024-06-07T14:40:17Z-
dc.date.submitted2023-02-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38805-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The current work has as object of study the analysis of Vaccination Campaign against Poliomyelitis of 2022, produced and organized by the Ministry of Health. The research discusses the public interest involved in the theme, as a way of investigating whether there is an understanding of the agency's digital communication strategies in the light of what public communication and social advertising advocates. For that, a historical approach to vaccines in Brazil, the National Immunization Plan (PNI) and vaccination campaigns against polio is carried out. Methodologically, to analyze the public health campaign, we used the case study approach, which allows us to investigate the situation based on defined criteria, to answer the proposed questions. In this way, we decided to analyze the campaign made available by the folder online, this includes: the information about it published as news, the strategy displayed on the website, the graphic, audiovisual pieces and the messages that went to social networks, the potential of languages and technologies, in addition to social mobilization. Thus, there is a particular and central interest in the observation and analysis of public communication and social advertising of public interest, used in the campaign, converging in dialogical communication that has citizen participation, equipped with information and aimed at the collective as a target. . As a result, in summary, it can be seen from the case study of the campaign the omission of information of public interest, in addition to being a fragile and superficial campaign, which does not seek to confront a real and threatening problem because it does not even recognize the gravity of the situation.pt_BR
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