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dc.contributor.advisorCernev, Francine Kemmer-
dc.contributor.authorSobral, Érica Sales-
dc.identifier.citationSOBRAL, Érica Sales. Psicomotricidade e música na terapia ocupacional: discussões e sugestões de atividades para a reabilitação da criança. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objeto de estudo a inter-relação entre Psicomotricidade e a Música com o campo da Terapia Ocupacional. Considerando que a Terapia Ocupacional tem como objetivo viabilizar melhor desempenho nas funções executivas e nas ocupações de seu paciente/cliente, no desenvolvimento infantil o terapeuta ocupacional deve ser o apoio no desenvolvimento psicomotor da criança. Portanto, o objetivo geral deste estudo foi conhecer o papel da música na psicomotricidade sob a perspectiva da Terapia Ocupacional. Como objetivos específicos buscou: a) levantar estudos que entrelaçam a psicomotricidade, a música e a Terapia Ocupacional e b) conhecer como a música pode auxiliar no processo psicomotor da reabilitação de crianças e c) propor atividades musicais para o uso de terapeutas ocupacionais pautadas em três elementos psicomotores - tônus, práxis e ritmo. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura apresentando a importância e as principais contribuições do uso da música e da psicomotricidade na atuação do terapeuta ocupacional no desenvolvimento infantil e, a partir das experiências desenvolvidas no estágio, foi proposta três atividades musicais resultantes desta atuação. Considera-se que a produção científica relacionada à prática do terapeuta ocupacional integrada a ambos os recursos é escassa, cabendo destacar a ligação de tais abordagens e sua contribuição ao paciente/cliente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordMusicoterapiapt_BR
dc.titlePsicomotricidade e música na terapia ocupacional : discussões e sugestões de atividades para a reabilitação da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-05T14:54:14Z-
dc.date.available2024-06-05T14:54:14Z-
dc.date.submitted2022-09-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38744-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work is an interconnection of Psychomotricity and Music and the field of Occupational Therapy. Considering that Occupational Therapy aims to enable better performance in the executive functions and occupations of its patient/client, in child development the occupational therapist should be the support in the psychomotor performance of the child. Therefore, the general objective of this study was to know the role music play in psychomotricity from the Occupational Therapy perspective. As specific objectives it sought to: a) survey studies that intertwine psychomotricity, music and Occupational Therapy and b) know how music can help in the psychomotor process of rehabilitation of children and c) propose musical activities for the use of occupational therapists based on three psychomotor elements - tone, praxis and rhythm. To this end, a literature review was carried out presenting the importance and main contributions of the use of music and psychomotricity in the occupational therapist's work in child development and, based on the experiences developed during the internship, three musical activities were proposed as a result of this work. It is considered that the scientific production related to the practice of the occupational therapist integrated with both resources is scarce, and the connection of such approaches and their contribution to the patient/client should be highlighted.pt_BR
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