Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cernev, Francine Kemmer | - |
dc.contributor.author | Sobral, Érica Sales | - |
dc.identifier.citation | SOBRAL, Érica Sales. Psicomotricidade e música na terapia ocupacional: discussões e sugestões de atividades para a reabilitação da criança. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objeto de estudo a inter-relação entre
Psicomotricidade e a Música com o campo da Terapia Ocupacional. Considerando
que a Terapia Ocupacional tem como objetivo viabilizar melhor desempenho nas
funções executivas e nas ocupações de seu paciente/cliente, no desenvolvimento
infantil o terapeuta ocupacional deve ser o apoio no desenvolvimento psicomotor da
criança. Portanto, o objetivo geral deste estudo foi conhecer o papel da música na
psicomotricidade sob a perspectiva da Terapia Ocupacional. Como objetivos
específicos buscou: a) levantar estudos que entrelaçam a psicomotricidade, a
música e a Terapia Ocupacional e b) conhecer como a música pode auxiliar no
processo psicomotor da reabilitação de crianças e c) propor atividades musicais para
o uso de terapeutas ocupacionais pautadas em três elementos psicomotores - tônus,
práxis e ritmo. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura apresentando a
importância e as principais contribuições do uso da música e da psicomotricidade na
atuação do terapeuta ocupacional no desenvolvimento infantil e, a partir das
experiências desenvolvidas no estágio, foi proposta três atividades musicais
resultantes desta atuação. Considera-se que a produção científica relacionada à
prática do terapeuta ocupacional integrada a ambos os recursos é escassa, cabendo
destacar a ligação de tais abordagens e sua contribuição ao paciente/cliente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Musicoterapia | pt_BR |
dc.title | Psicomotricidade e música na terapia ocupacional : discussões e sugestões de atividades para a reabilitação da criança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T14:54:14Z | - |
dc.date.available | 2024-06-05T14:54:14Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38744 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work is an interconnection of Psychomotricity and Music and the field of
Occupational Therapy. Considering that Occupational Therapy aims to enable better
performance in the executive functions and occupations of its patient/client, in child
development the occupational therapist should be the support in the psychomotor
performance of the child. Therefore, the general objective of this study was to know
the role music play in psychomotricity from the Occupational Therapy perspective. As
specific objectives it sought to: a) survey studies that intertwine psychomotricity,
music and Occupational Therapy and b) know how music can help in the
psychomotor process of rehabilitation of children and c) propose musical activities for
the use of occupational therapists based on three psychomotor elements - tone,
praxis and rhythm. To this end, a literature review was carried out presenting the
importance and main contributions of the use of music and psychomotricity in the
occupational therapist's work in child development and, based on the experiences
developed during the internship, three musical activities were proposed as a result of
this work. It is considered that the scientific production related to the practice of the
occupational therapist integrated with both resources is scarce, and the connection of
such approaches and their contribution to the patient/client should be highlighted. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|