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Título: 3 ensaios sobre a economia da educação
Autor(es): Matos, Caio Henrique Quinterno
Orientador(es): Ramos, Carlos Alberto
Assunto: Educação
Capital humano
Teoria do capital humano
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 5-Jun-2024
Referência: MATOS, Caio Henrique Quinterno. 3 ensaios sobre a economia da educação. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo apresentar três ensaios que estão conectados por uma perspectiva em comum - a importância da educação. Os ensaios abrangem a Teoria do Capital Humano (TCH), a Função de Produção da Educação (FPE) e o Relatório Coleman. Através desses ensaios, procura-se discutir a relevância da educação para o desenvolvimento econômico, abordando temas como investimento em capital humano, metodologias para análise da educação e o impacto da educação na sociedade. Na TCH, discute-se a importância do investimento em educação como forma de aumentar a produtividade e a renda. Já na FPE, exibe uma metodologia para análise do processo educacional, levando em conta variáveis como as características dos professores, infraestrutura escolar, tamanho da turma, ambiente social e escolar e tempo de permanência na escola. Por fim, o Relatório Coleman forja uma análise empírica sobre a desigualdade educacional nos Estados Unidos, seus desdobramentos e seu legado para a ciência econômica da educação. A análise desses ensaios será sequencial, partindo do princípio do CH, mensurando os impactos por meio da FPE e discutindo a importância do Relatório Coleman como uma das principais abordagens da função de produção da educação. Com isso, espera-se contribuir para o debate sobre a importância da educação para o desenvolvimento econômico e bem como a discussão de políticas públicas na área educacional.
Abstract: This monograph aims to present three essays that are connected by a common perspective - the importance of education. The essays cover Human Capital Theory (HCT), Education Production Function (EPF), and the Coleman Report. Through these essays, the aim is to discuss the relevance of education for economic development, addressing topics such as investment in human capital, methodologies for education analysis, and the impact of education on society. In HCT, the importance of investing in education as a way to increase productivity and income is discussed. EPF presents a methodology for analyzing the educational process, taking into account variables such as teacher characteristics, school infrastructure, class size, social and school environment, and length of school attendance. Finally, the Coleman Report provides an empirical analysis of educational inequality in the United States, its implications, and its legacy for the economic science of education. The analysis of these essays will be sequential, starting from the principle of Human Capital, measuring impacts through Education Production Function, and discussing the importance of the Coleman Report as one of the main approaches of education production function. This thesis aims to contribute to the debate on the importance of education for economic development and the discussion of public policies in the educational field.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023.
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