Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ramos, Carlos Alberto | - |
dc.contributor.author | Matos, Caio Henrique Quinterno | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Caio Henrique Quinterno. 3 ensaios sobre a economia da educação. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como objetivo apresentar três ensaios que estão conectados por uma
perspectiva em comum - a importância da educação. Os ensaios abrangem a Teoria do Capital
Humano (TCH), a Função de Produção da Educação (FPE) e o Relatório Coleman. Através
desses ensaios, procura-se discutir a relevância da educação para o desenvolvimento
econômico, abordando temas como investimento em capital humano, metodologias para análise
da educação e o impacto da educação na sociedade. Na TCH, discute-se a importância do
investimento em educação como forma de aumentar a produtividade e a renda. Já na FPE, exibe
uma metodologia para análise do processo educacional, levando em conta variáveis como as
características dos professores, infraestrutura escolar, tamanho da turma, ambiente social e
escolar e tempo de permanência na escola. Por fim, o Relatório Coleman forja uma análise
empírica sobre a desigualdade educacional nos Estados Unidos, seus desdobramentos e seu
legado para a ciência econômica da educação. A análise desses ensaios será sequencial, partindo
do princípio do CH, mensurando os impactos por meio da FPE e discutindo a importância do
Relatório Coleman como uma das principais abordagens da função de produção da educação.
Com isso, espera-se contribuir para o debate sobre a importância da educação para o
desenvolvimento econômico e bem como a discussão de políticas públicas na área educacional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capital humano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria do capital humano | pt_BR |
dc.title | 3 ensaios sobre a economia da educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T12:55:10Z | - |
dc.date.available | 2024-06-05T12:55:10Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38728 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This monograph aims to present three essays that are connected by a common perspective - the
importance of education. The essays cover Human Capital Theory (HCT), Education
Production Function (EPF), and the Coleman Report. Through these essays, the aim is to
discuss the relevance of education for economic development, addressing topics such as
investment in human capital, methodologies for education analysis, and the impact of education
on society. In HCT, the importance of investing in education as a way to increase productivity
and income is discussed. EPF presents a methodology for analyzing the educational process,
taking into account variables such as teacher characteristics, school infrastructure, class size,
social and school environment, and length of school attendance. Finally, the Coleman Report
provides an empirical analysis of educational inequality in the United States, its implications,
and its legacy for the economic science of education. The analysis of these essays will be
sequential, starting from the principle of Human Capital, measuring impacts through Education
Production Function, and discussing the importance of the Coleman Report as one of the main
approaches of education production function. This thesis aims to contribute to the debate on the
importance of education for economic development and the discussion of public policies in the
educational field. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
|