Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38721
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_OdilGarridoCamposDeAndrade_tcc.pdf578,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnósticos diferenciais de tumores hipotalâmicos : revisão de literatura e um relato de caso
Autor(es): Andrade, Odil Garrido Campos de
Orientador(es): Castro, Lucas Faria de
Assunto: Craniofaringioma
Meningioma
Glioma
Hamartoma
Teratoma
Esclerose Tuberosa
Neurosarcoidose
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 4-Jun-2024
Referência: ANDRADE, Odil Garrido Campos de. Diagnósticos diferenciais de tumores hipotalâmicos : revisão de literatura e um relato de caso. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Clínica Médica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O hipotálamo é uma pequena região do cérebro considerado o centro endocrinológico coordenador, pois realiza a conexão entre o sistema nervoso com o sistema endocrinológico. Além da conexão com o sistema endócrino através do eixo Hipotálamo – Hipofise, o hipotálamo também atua na termorregulação, na regulação da ingesta de água, no apetite e no controle do ciclo circadiano. Sendo assim, o acometimento dessa pequena área por um tumor pode acarretar em manifestações clínicas diversas. Os pricnipais tumores que acometem o hipotálamo são: craniofaringioma, meningioma, glioma, hamartoma e teratoma. Além dos tumores, a neurosarcoidose e a esclerose tuberosa também são diagnósticos diferenciais. O presente estudo traz o caso de uma paciente, feminina com 29 anos com queixa de amenorreia, associada a ganho de peso importante sono irregular, com despertares noturnos e sonolência diurna, além de polaciúria e polidipsia. Também relatava queda de cabelo e unhas quebradiças e quadros de cefaleia de forma esporádica. Realizado ressonância magnética (RM) de sela túrcica evidenciando lesão expansiva retroquiasmática e anterior aos corpos mamilares medindo cerca de 6,4x11x11. Diagnosticada com tumor de hipotálamo a esclarecer acarretando em panhipopituitarismo (redução dos níveis de TSH, FSH, LH, ACTH) e diabetes insipidus. Após a visualização de massa hipotalâmica a decisão da realização de biopsia do tumor é o passo decisivo para instituição da melhor terapêutica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Residência Médica HUB/UnB, Curso de Especialização em Residência Médica - Clínica Médica, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Residência Médica de Clínica Médica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.