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https://bdm.unb.br/handle/10483/38713Arquivos neste item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2023_MatheusRibeiroVidal_tcc.pdf | 84,85 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
Registro completo
| Campo Dublin Core | Valor | Língua |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Pimenta, Bráulio Gutierrez | - |
| dc.contributor.author | Vidal, Matheus Ribeiro | - |
| dc.identifier.citation | VIDAL, Matheus Ribeiro. Simulações numéricas em código aberto de escoamentos turbulentos sobre asas multielemento em efeito solo para geração de downforce. 2023. 252 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2023. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o estabelecimento e a validação de um ciclo completo de simulações em dinâmica dos fluidos computacional, utilizando ferramentas de código aberto (open-source). O objetivo principal é demonstrar a viabilidade e a confiabilidade de se utilizar ferramentas de código aberto para simular fenômenos fluidodinâmicos complexos. Para alcançar esse objetivo, o ciclo de simulações é estabelecido utilizando os programas: SALOME para geração de malhas e pré-processamento, SU2 para cálculos numéricos e Paraview para visualização dos resultados. A geometria escolhida para a validação deste ciclo de simulação é a geometria dos experimentos da tese de doutorado de Zerihan (2001), que consiste em uma asa frontal de um carro de Fórmula 1 dentro de um túnel de vento. O caso foi modelado em software CAD, foram geradas malhas tridimensionais e feitas simulações com o intuito de comparar os valores dos coeĄcientes aerodinâmicos adimensionais obtidos com a literatura. A metodologia empregada durante o ciclo de simulações é descrita em detalhes, com justificativas por decisões tomadas e observações sobre o fluxo de trabalho nos programas utilizados. Os resultados deste trabalho mostram uma boa capacidade de captura de fenômenos aerodinâmicos complexos e definem uma abordagem confiável para a solução de problemas em dinâmica dos fluidos computacional. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Fluidodinâmica computacional | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Aerodinânica | pt_BR |
| dc.title | Simulações numéricas em código aberto de escoamentos turbulentos sobre asas multielemento em efeito solo para geração de downforce | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2024-06-04T15:06:47Z | - |
| dc.date.available | 2024-06-04T15:06:47Z | - |
| dc.date.submitted | 2023-07-26 | - |
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38713 | - |
| dc.language.iso | Português | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This work presents the establishment and validation of a complete cycle of computational fluid dynamics simulations using open-source tools. The main objective is to demonstrate the feasibility and reliability of using open-source tools to simulate complex fluid dynamic phenomena. To achieve this goal, the simulation cycle is established using the following programs: SALOME for mesh generation and pre-processing, SU2 for numerical calculations, and Paraview for results and data visualization. The chosen geometry for validating this simulation cycle is the geometry of the experiments in the doctoral thesis by Zerihan (2001), which consists of a Formula 1 carŠs front wing inside a wind tunnel. The case was modeled in CAD software, three dimensional meshes were generated, and simulations were conducted to compare the values of the dimensionless aerodynamic coefficients obtained with the literature. The methodology employed during the simulation cycle is described in detail, with justiĄcations for decisions made and observations on the workflow in the programs used. The results of this work demonstrate a good capability to capture complex aerodynamic phenomena and establish a reliable approach for solving problems in computational fluid dynamics. | pt_BR |
| Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica | |
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