Título: | Comparação de desempenho de controladores PID e FP-PID em um sistema de suspensão eletromagnética : projeto e análise |
Autor(es): | Sousa, Breno Linhares de |
Orientador(es): | Pizo, Gerardo Antonio Idrobo |
Coorientador(es): | Muñoz Arboleda, Daniel Mauricio |
Assunto: | Controladores (Engenharia mecatrônica) Circuitos elétricos |
Data de apresentação: | 14-Dez-2023 |
Data de publicação: | 4-Jun-2024 |
Referência: | SOUSA, Breno Linhares de. Comparação de desempenho de controladores PID e FP-PID em um sistema de suspensão eletromagnética: projeto e análise. 2023. 111 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Um sistema de suspensão eletromagnética é a capacidade de manter um corpo suspenso
no ar sem contato direto, utilizando forças elétricas e magnéticas. Apesar desse tipo de
sistema possuir diversas aplicações como sistemas de amortecimento de carros e vibrações,
trens de levitação magnética e dispositivos médicos, a suspensão eletromagnética envolve
uma interação complexa entre componentes mecânicos, elétricos e de controle, o que torna
desafiador o projeto de sistemas de controle que sejam eficientes e viáveis nesse tipo de aplicação. Assim, este trabalho apresenta o projeto, modelagem e implementação de técnicas
de controle em um sistema de suspensão eletromagnética com um grau de liberdade (1-DOF, do inglês one degree of freedom), sendo um sistema single input single output (SISO),
utilizando como ferramenta de simulação e controle o software MATLAB®/SIMULINK.
O sistema de suspensão eletromagnética projetado consiste em uma viga com liberdade de
rotação, estabilizada por um eletroímã localizado em uma das extremidades. O objetivo
principal de controle é manter a viga em uma posição de equilíbrio desejada através da
repulsão eletromagnética. Devido às não linearidades e incertezas presentes em sistemas
eletromagnéticos, como a histerese no eletroímã, e efeitos da temperatura, neste trabalho é
feita a comparação de desempenho entre um controlador Proporcional-Integral-Derivativo
(PID) convencional e um controlador PID com pré-compensador fuzzy (FP-PID, do inglês Fuzzy Pre-compensated Proportional-Integral-Derivative) que permite trabalhar com
incertezas no sistema de controle. A implementação da bancada experimental é realizada
utilizando a placa de desenvolvimento ESP32 e programação em C++ para o projeto
do circuito de controle. A estrutura é impressa em 3D utilizando material termoplástico
PLA, e o eletroímã é projetado e construído para atender às especificações do sistema. Por
fim, os resultados experimentais e de simulação demonstram que o controlador FP-PID
apresentou melhor desempenho na resposta dinâmica do sistema de suspensão eletromagnética, apresentando tempos de subida e estabilização mais rápidos, sendo Tr=2,947[s]
e Ts=4,33[s] em simulação e Tr=4,74[s] e Ts=8,24[s] em bancada experimental. Além
disso, overshoot e erro de regime foram nulos, e houve eliminação das oscilações da viga
até sua estabilização no setpoint definido. |
Abstract: | An electromagnetic suspension system is the ability to keep a body suspended in the
air without direct contact, using electrical and magnetic forces. Although this type of
system has several applications such as car and vibration damping systems, magnetic
levitation trains and medical devices, electromagnetic suspension involves a complex interaction between mechanical, electrical and control components, which makes the design
of suspension systems challenging. control that are efficient and viable in this type of
application. Thus, this work presents the design, modeling and implementation of control
techniques in an electromagnetic suspension system with one degree of freedom (1-DOF,
from the English one degree of freedom), being a single input single output (SISO), using the MATLAB®/SIMULINK software as a simulation and control tool. The designed
electromagnetic suspension system consists of a beam with freedom of rotation, stabilized by an electromagnet located at one end. The main control objective is to maintain
the beam in a desired equilibrium position through electromagnetic repulsion. Due to
the nonlinearities and uncertainties present in electromagnetic systems, such as hysteresis
in the electromagnet, and temperature effects, in this work a performance comparison
is made between a conventional Proportional-Integral-Derivative (PID) controller and a
PID controller with pre-compensator fuzzy (FP-PID, from English Fuzzy Pre-compensated
Proportional-Integral-Derivative) which allows working with uncertainties in the control
system. The implementation of the experimental bench is carried out using the ESP32
development board and C++ programming for the design of the control circuit. The
structure is 3D printed using PLA thermoplastic material, and the electromagnet is designed and built to meet system specifications. Finally, the experimental and simulation
results demonstrate that the FP-PID controller presented better performance in the dynamic response of the electromagnetic suspension system, presenting faster rise and stabilization times, being Tr=2.947[s] and Ts=4.33[s] in simulation and Tr=4.74[s] and
Ts=8.24[s] on an experimental bench. Furthermore, overshoot and regime error were
null, and beam oscillations were eliminated until its stabilization at the defined setpoint. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. |
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