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Título: Comparação de desempenho de controladores PID e FP-PID em um sistema de suspensão eletromagnética : projeto e análise
Autor(es): Sousa, Breno Linhares de
Orientador(es): Pizo, Gerardo Antonio Idrobo
Coorientador(es): Muñoz Arboleda, Daniel Mauricio
Assunto: Controladores (Engenharia mecatrônica)
Circuitos elétricos
Data de apresentação: 14-Dez-2023
Data de publicação: 4-Jun-2024
Referência: SOUSA, Breno Linhares de. Comparação de desempenho de controladores PID e FP-PID em um sistema de suspensão eletromagnética: projeto e análise. 2023. 111 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Um sistema de suspensão eletromagnética é a capacidade de manter um corpo suspenso no ar sem contato direto, utilizando forças elétricas e magnéticas. Apesar desse tipo de sistema possuir diversas aplicações como sistemas de amortecimento de carros e vibrações, trens de levitação magnética e dispositivos médicos, a suspensão eletromagnética envolve uma interação complexa entre componentes mecânicos, elétricos e de controle, o que torna desafiador o projeto de sistemas de controle que sejam eficientes e viáveis nesse tipo de aplicação. Assim, este trabalho apresenta o projeto, modelagem e implementação de técnicas de controle em um sistema de suspensão eletromagnética com um grau de liberdade (1-DOF, do inglês one degree of freedom), sendo um sistema single input single output (SISO), utilizando como ferramenta de simulação e controle o software MATLAB®/SIMULINK. O sistema de suspensão eletromagnética projetado consiste em uma viga com liberdade de rotação, estabilizada por um eletroímã localizado em uma das extremidades. O objetivo principal de controle é manter a viga em uma posição de equilíbrio desejada através da repulsão eletromagnética. Devido às não linearidades e incertezas presentes em sistemas eletromagnéticos, como a histerese no eletroímã, e efeitos da temperatura, neste trabalho é feita a comparação de desempenho entre um controlador Proporcional-Integral-Derivativo (PID) convencional e um controlador PID com pré-compensador fuzzy (FP-PID, do inglês Fuzzy Pre-compensated Proportional-Integral-Derivative) que permite trabalhar com incertezas no sistema de controle. A implementação da bancada experimental é realizada utilizando a placa de desenvolvimento ESP32 e programação em C++ para o projeto do circuito de controle. A estrutura é impressa em 3D utilizando material termoplástico PLA, e o eletroímã é projetado e construído para atender às especificações do sistema. Por fim, os resultados experimentais e de simulação demonstram que o controlador FP-PID apresentou melhor desempenho na resposta dinâmica do sistema de suspensão eletromagnética, apresentando tempos de subida e estabilização mais rápidos, sendo Tr=2,947[s] e Ts=4,33[s] em simulação e Tr=4,74[s] e Ts=8,24[s] em bancada experimental. Além disso, overshoot e erro de regime foram nulos, e houve eliminação das oscilações da viga até sua estabilização no setpoint definido.
Abstract: An electromagnetic suspension system is the ability to keep a body suspended in the air without direct contact, using electrical and magnetic forces. Although this type of system has several applications such as car and vibration damping systems, magnetic levitation trains and medical devices, electromagnetic suspension involves a complex interaction between mechanical, electrical and control components, which makes the design of suspension systems challenging. control that are efficient and viable in this type of application. Thus, this work presents the design, modeling and implementation of control techniques in an electromagnetic suspension system with one degree of freedom (1-DOF, from the English one degree of freedom), being a single input single output (SISO), using the MATLAB®/SIMULINK software as a simulation and control tool. The designed electromagnetic suspension system consists of a beam with freedom of rotation, stabilized by an electromagnet located at one end. The main control objective is to maintain the beam in a desired equilibrium position through electromagnetic repulsion. Due to the nonlinearities and uncertainties present in electromagnetic systems, such as hysteresis in the electromagnet, and temperature effects, in this work a performance comparison is made between a conventional Proportional-Integral-Derivative (PID) controller and a PID controller with pre-compensator fuzzy (FP-PID, from English Fuzzy Pre-compensated Proportional-Integral-Derivative) which allows working with uncertainties in the control system. The implementation of the experimental bench is carried out using the ESP32 development board and C++ programming for the design of the control circuit. The structure is 3D printed using PLA thermoplastic material, and the electromagnet is designed and built to meet system specifications. Finally, the experimental and simulation results demonstrate that the FP-PID controller presented better performance in the dynamic response of the electromagnetic suspension system, presenting faster rise and stabilization times, being Tr=2.947[s] and Ts=4.33[s] in simulation and Tr=4.74[s] and Ts=8.24[s] on an experimental bench. Furthermore, overshoot and regime error were null, and beam oscillations were eliminated until its stabilization at the defined setpoint.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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