Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38704
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_HenriquePereiraCastro_tcc.pdf366,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coorte prospectiva de desfechos perioperatórios imediatos : braço do Latin American Surgical Outcomes Study em um hospital universitário
Autor(es): Castro, Henrique Pereira
Orientador(es): Govêia, Catia Sousa
Assunto: Medicina Perioperatória
Anestesia
América Latina
Data de apresentação: Fev-2024
Data de publicação: 4-Jun-2024
Referência: CASTRO, Henrique Pereira. Coorte prospectiva de desfechos perioperatórios imediatos : braço do Latin American Surgical Outcomes Study em um hospital universitário. 2024. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Anestesiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A cada ano, mais de 310 milhões de pessoas passam por cirurgias em todo o mundo, com uma taxa de mortalidade hospitalar relatada entre 1% e 4%1. A análise dos desfechos perioperatórios, seu impacto sobre morbimortalidade e qualidade de vida consequentes são áreas expoentes de estudos em medicina. Com a transição demográfica, maior longevidade e prevalência de doenças crônicas a identificação e prevenção de desfechos não-favoráveis são alvo de investimentos e interesse como indicadores de qualidade assistencial hospitalar. Compreender o perfil sanitário, com descrição dos agravos mais prevalentes, sua gravidade e manejo pelos serviços de saúde implica em assegurar melhores condições na medida em que permitem a identificação dos riscos e adequação de recursos. Complicações pós-operatórias podem estar presentes em até 20% dos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos em países de baixa renda1 e a mortalidade pode variar de 3,5% até 6,9%1,2. O International Surgical Outcomes Study (ISOS) confirmou a associação entre complicações e mortalidade após cirurgia globalmente, mas a maioria dos países envolvidos eram países de alta renda. Mais recentemente, o African Surgical Outcomes Study (ASOS) demonstrou que os pacientes submetidos a cirurgias em países africanos têm o dobro de risco de mortalidade em comparação com países desenvolvidos3,4, independentemente menor média de idade dos seus participantes sul-africanos e das comorbidades apresentadas. Essa temática, apesar de muito relevante no contexto atual, ainda não foi bem descrita nos países da América Latina, cujas disparidades socioeconômicas refletem-se também nos modelos e acesso aos serviços de saúde. Por esse motivo, esta coorte prospectiva soma-se ao esforço de fornecer dados e fomentar estudos, por meio da descrição e análise dos desfechos hospitalares em um período estabelecido de observação. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar desfechos cirúrgicos nos pacientes em um hospital universitário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Residência Médica HUB/UnB, Curso de Especialização em Residência Médica - Anestesiologia, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Residência Médica de Anestesiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.