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Título: Retratos do envelhecimento feminino no cinema
Autor(es): Sanches, Isadora Calumby
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Envelhecimento
Cinema - estética
Mulheres idosas
Data de apresentação: 10-Fev-2023
Data de publicação: 29-Mai-2024
Referência: SANCHES, Isadora Calumby. Retratos do envelhecimento feminino no cinema. 2023. 136 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O etarismo contra mulheres marca presença em diversas esferas da cultura ocidental e, no cinema, isso não é diferente. Dada as amplas e aprofundadas explorações acerca do cinema brasileiro na academia, optou-se por investigar nesta monografia o cinema contemporâneo de outros países – mais especificamente, Estados Unidos, França e Reino Unido. Para fundamentação de argumentos e conceitos, procurou-se utilizar as seguintes autoras como referência: Susan Sontag, Maíra Carvalho Ferreira Santos, Susan J. Douglas, Simone de Beauvoir, entre outras. O objetivo geral deste trabalho é comparar como o envelhecimento feminino é retratado em filmes desses três países – Boa Sorte, Leo Grande (2022), Os Jovens Amantes (2021) e Doris, Redescobrindo o Amor (2015). Foram estabelecidos objetivos específicos que incluem: o mapeamento de filmes que tratam da temática de forma direta ou indireta, que têm uma ou mais mulheres acima dos 50 anos de idade como protagonistas e que foram produzidos ou lançados na última década – entre 2012 e 2022; a análise individual dos retratos do envelhecimento feminino em cada filme selecionado; e, por fim, a comparação de tais retratos e a indicação de suas semelhanças e diferenças. Adotaram-se dois procedimentos metodológicos, de ordem quali-quantitativa, para o cumprimento de tais objetivos. Em primeiro lugar, o mapeamento de filmes na temática e período estabelecidos e, posteriormente, a análise propriamente dita, inspirada por Manuela Penafria (2009), a qual foi auxiliada por capturas de tela das películas em questão e dividida em três categorias: o Retrato Psicológico/Emocional, o Retrato Social e o Retrato Físico e Romântico/Sexual. Uma das principais conclusões à qual se pôde chegar após a realização das análises foi de que nenhum dos três filmes selecionados conseguiu fugir totalmente de preconcepções, estigmas e/ou estereótipos culturalmente associados ao envelhecimento e à velhice feminina. Entretanto, os três tentam, cada um à sua maneira e em intensidades diferentes, transpor limitações impostas – sejam elas sociais, físicas ou afetivas – sobre as protagonistas.
Abstract: Ageism against women is present in many spheres of Western culture, and in cinema, this is no different. Given the extensive and in-depth studies of Brazilian films in academia, it was decided that this monograph would examine contemporary cinema from other countries, specifically the United States, France and the United Kingdom. To substantiate the arguments and concepts, the following authors were used as references: Susan Sontag, Maíra Carvalho Ferreira Santos, Susan J. Douglas, Simone de Beauvoir, among others. The overall objective of this paper is to compare how female aging is portrayed in films from these three countries – Good Luck to You, Leo Grande (2022), The Young Lovers (2021), and Hello, My Name Is Doris (2015). Specific objectives were defined, which include: the mapping of films that directly or indirectly approach the theme, have one or more women over the age of 50 as protagonists, and were produced or released in the last decade – between 2012 and 2022; the individual analysis of the portrayals of female aging in each selected film; and, finally, the comparison of such portrayals and the indication of their similarities and differences. In order to achieve these objectives, two methodological procedures, of a qualitative-quantitative nature, were used. Firstly, the mapping of the films according to the established theme and period, and then the analysis itself, inspired by Manuela Penafria (2009), which was supported by screen captures of the films in question and divided into three categories: the Psychological/Emotional Portrait, the Social Portrait and the Physical and Romantic/Sexual Portrait. One of the main conclusions that could be drawn from the analyses was that none of the three selected films could completely escape the prejudices, stigmas and/or stereotypes that are culturally associated with female aging and old age. However, all three try, each in their own way and on different levels, to overcome the limitations imposed on the protagonists, be they social, physical or affective.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.
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