Título: | Retratos do envelhecimento feminino no cinema |
Autor(es): | Sanches, Isadora Calumby |
Orientador(es): | Geraldes, Elen Cristina |
Assunto: | Envelhecimento Cinema - estética Mulheres idosas |
Data de apresentação: | 10-Fev-2023 |
Data de publicação: | 29-Mai-2024 |
Referência: | SANCHES, Isadora Calumby. Retratos do envelhecimento feminino no cinema. 2023. 136 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O etarismo contra mulheres marca presença em diversas esferas da cultura ocidental e, no
cinema, isso não é diferente. Dada as amplas e aprofundadas explorações acerca do cinema
brasileiro na academia, optou-se por investigar nesta monografia o cinema contemporâneo de
outros países – mais especificamente, Estados Unidos, França e Reino Unido. Para
fundamentação de argumentos e conceitos, procurou-se utilizar as seguintes autoras como
referência: Susan Sontag, Maíra Carvalho Ferreira Santos, Susan J. Douglas, Simone de
Beauvoir, entre outras. O objetivo geral deste trabalho é comparar como o envelhecimento
feminino é retratado em filmes desses três países – Boa Sorte, Leo Grande (2022), Os Jovens
Amantes (2021) e Doris, Redescobrindo o Amor (2015). Foram estabelecidos objetivos
específicos que incluem: o mapeamento de filmes que tratam da temática de forma direta ou
indireta, que têm uma ou mais mulheres acima dos 50 anos de idade como protagonistas e que
foram produzidos ou lançados na última década – entre 2012 e 2022; a análise individual dos
retratos do envelhecimento feminino em cada filme selecionado; e, por fim, a comparação de
tais retratos e a indicação de suas semelhanças e diferenças. Adotaram-se dois procedimentos
metodológicos, de ordem quali-quantitativa, para o cumprimento de tais objetivos. Em
primeiro lugar, o mapeamento de filmes na temática e período estabelecidos e,
posteriormente, a análise propriamente dita, inspirada por Manuela Penafria (2009), a qual foi
auxiliada por capturas de tela das películas em questão e dividida em três categorias: o Retrato
Psicológico/Emocional, o Retrato Social e o Retrato Físico e Romântico/Sexual. Uma das
principais conclusões à qual se pôde chegar após a realização das análises foi de que nenhum
dos três filmes selecionados conseguiu fugir totalmente de preconcepções, estigmas e/ou
estereótipos culturalmente associados ao envelhecimento e à velhice feminina. Entretanto, os
três tentam, cada um à sua maneira e em intensidades diferentes, transpor limitações impostas
– sejam elas sociais, físicas ou afetivas – sobre as protagonistas. |
Abstract: | Ageism against women is present in many spheres of Western culture, and in cinema, this is
no different. Given the extensive and in-depth studies of Brazilian films in academia, it was
decided that this monograph would examine contemporary cinema from other countries,
specifically the United States, France and the United Kingdom. To substantiate the arguments
and concepts, the following authors were used as references: Susan Sontag, Maíra Carvalho
Ferreira Santos, Susan J. Douglas, Simone de Beauvoir, among others. The overall objective
of this paper is to compare how female aging is portrayed in films from these three countries –
Good Luck to You, Leo Grande (2022), The Young Lovers (2021), and Hello, My Name Is
Doris (2015). Specific objectives were defined, which include: the mapping of films that
directly or indirectly approach the theme, have one or more women over the age of 50 as
protagonists, and were produced or released in the last decade – between 2012 and 2022; the
individual analysis of the portrayals of female aging in each selected film; and, finally, the
comparison of such portrayals and the indication of their similarities and differences. In order
to achieve these objectives, two methodological procedures, of a qualitative-quantitative
nature, were used. Firstly, the mapping of the films according to the established theme and
period, and then the analysis itself, inspired by Manuela Penafria (2009), which was
supported by screen captures of the films in question and divided into three categories: the
Psychological/Emotional Portrait, the Social Portrait and the Physical and Romantic/Sexual
Portrait. One of the main conclusions that could be drawn from the analyses was that none of
the three selected films could completely escape the prejudices, stigmas and/or stereotypes
that are culturally associated with female aging and old age. However, all three try, each in
their own way and on different levels, to overcome the limitations imposed on the
protagonists, be they social, physical or affective. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.