Título: | Balenciaga : uma marca de luxo em crise |
Autor(es): | Magalhães, Heloísa Viana |
Orientador(es): | Belisário, Katia Maria |
Assunto: | Publicidade - campanhas Produtos de luxo Publicidade e crianças Publicidade - ética |
Data de apresentação: | 19-Jul-2023 |
Data de publicação: | 29-Mai-2024 |
Referência: | MAGALHÃES, Heloísa Viana. Balenciaga: uma marca de luxo em crise. 2023. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A Balenciaga é uma marca de moda de luxo espanhola que obteve grande destaque e
relevância no mercado ao longo dos anos, devido ao seu posicionamento ousado e
diferenciado. No entanto, ao lançar a campanha publicitária da bolsa bear bag, em outubro
de 2022, a ousadia deu espaço à imprudência, e a marca foi acusada de fazer apologia ao
abuso infantil. Este trabalho tem como objetivo analisar a construção da marca Balenciaga
e de que forma os direitos da infância e da juventude foram violados na campanha da bolsa
de urso (bear bag) de 2022. A questão-problema deste estudo é: Como a marca se
posicionou eticamente na utilização de crianças na propaganda da bolsa de urso? A
metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a análise de imagem, aplicada a três
postagens da campanha veiculadas no site oficial e no Instagram da Balenciaga. Foi
constatado que a publicidade da marca explorou aspectos não apropriados às crianças. A
imagem do urso com um adereço de couro na zona peitoral, os cintos e os braceletes de
couro remetem à prática sadomasoquista, vertente que busca prazer na relação sexual por
meio da dor. Dessa forma, a marca desrespeitou as regras do Conselho Nacional de
Autorregulamentação Publicitária (CONAR) utilizando elementos na fotografia, como
taças e correntes. Muito criticada e cancelada nas redes sociais, a Balenciaga enfrentou
uma crise de reputação e precisou de um reposicionamento de mercado. |
Abstract: | Balenciaga, a luxury fashion brand, has gained great prominence and relevance in the
market over the years due to its bold and differentiated positioning. However, when
launching the Bear bag advertising campaign aimed at children in October 2022, boldness
gave way to recklessness, and the brand was accused of advocating child abuse.This work
aims to analyze the construction of the Balenciaga brand and how the rights of children
and youth were violated in the 2022 bear bag campaign. The problem-question that guide
this study is: How did the brand position itself ethically in the use of children in the
advertising of the bear bag? The methodology used was bibliographical research and
image analysis, applied to three campaign posts published on Balenciaga's official website
and Instagram. It was found that the brand's advertising explored aspects that were not
appropriate for children. The image of the bear with a leather accessory used in the chest
area, belts and leather bracelets, referred to the practice of sadomasochism, an aspect that
seeks pleasure in sexual intercourse through pain. In this way, the brand disrespected the
rules of the Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) by using
elements arranged in the photograph, such as bowls and chains. Much criticized and
canceled on social media, Balenciaga faced an image crisis and needed a market
repositioning. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.