Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38694
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_HeloisaVianaMagalhaes_tcc.pdf6,08 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBelisário, Katia Maria-
dc.contributor.authorMagalhães, Heloísa Viana-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Heloísa Viana. Balenciaga: uma marca de luxo em crise. 2023. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Balenciaga é uma marca de moda de luxo espanhola que obteve grande destaque e relevância no mercado ao longo dos anos, devido ao seu posicionamento ousado e diferenciado. No entanto, ao lançar a campanha publicitária da bolsa bear bag, em outubro de 2022, a ousadia deu espaço à imprudência, e a marca foi acusada de fazer apologia ao abuso infantil. Este trabalho tem como objetivo analisar a construção da marca Balenciaga e de que forma os direitos da infância e da juventude foram violados na campanha da bolsa de urso (bear bag) de 2022. A questão-problema deste estudo é: Como a marca se posicionou eticamente na utilização de crianças na propaganda da bolsa de urso? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a análise de imagem, aplicada a três postagens da campanha veiculadas no site oficial e no Instagram da Balenciaga. Foi constatado que a publicidade da marca explorou aspectos não apropriados às crianças. A imagem do urso com um adereço de couro na zona peitoral, os cintos e os braceletes de couro remetem à prática sadomasoquista, vertente que busca prazer na relação sexual por meio da dor. Dessa forma, a marca desrespeitou as regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) utilizando elementos na fotografia, como taças e correntes. Muito criticada e cancelada nas redes sociais, a Balenciaga enfrentou uma crise de reputação e precisou de um reposicionamento de mercado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPublicidade - campanhaspt_BR
dc.subject.keywordProdutos de luxopt_BR
dc.subject.keywordPublicidade e criançaspt_BR
dc.subject.keywordPublicidade - éticapt_BR
dc.titleBalenciaga : uma marca de luxo em crisept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-29T15:29:24Z-
dc.date.available2024-05-29T15:29:24Z-
dc.date.submitted2023-07-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38694-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Balenciaga, a luxury fashion brand, has gained great prominence and relevance in the market over the years due to its bold and differentiated positioning. However, when launching the Bear bag advertising campaign aimed at children in October 2022, boldness gave way to recklessness, and the brand was accused of advocating child abuse.This work aims to analyze the construction of the Balenciaga brand and how the rights of children and youth were violated in the 2022 bear bag campaign. The problem-question that guide this study is: How did the brand position itself ethically in the use of children in the advertising of the bear bag? The methodology used was bibliographical research and image analysis, applied to three campaign posts published on Balenciaga's official website and Instagram. It was found that the brand's advertising explored aspects that were not appropriate for children. The image of the bear with a leather accessory used in the chest area, belts and leather bracelets, referred to the practice of sadomasochism, an aspect that seeks pleasure in sexual intercourse through pain. In this way, the brand disrespected the rules of the Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) by using elements arranged in the photograph, such as bowls and chains. Much criticized and canceled on social media, Balenciaga faced an image crisis and needed a market repositioning.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.