Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38691
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielCunhaMaiaSilva_tcc.pdf16,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Redes que territorializam saúde e sustentabilidade : a elaboração de guias de comunicação digital para mulheres do campo e/ou em situação de vulnerabilidade do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Gabriel Cunha Maia
Orientador(es): Paulino, Fernando Oliveira
Coorientador(es): Lopes, Mariana Ferreira
Assunto: Promoção da saúde
Inclusão digital
Mulheres - saúde e higiene
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 29-Mai-2024
Referência: SILVA, Gabriel Cunha Maia. Redes que territorializam saúde e sustentabilidade: a elaboração de guias de comunicação digital para mulheres do campo e/ou em situação de vulnerabilidade do Distrito Federal. 2023. 123 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A formação e inclusão digital foram demandas apresentadas pelas mulheres do Distrito Federal que participaram do Curso de Formação-Ação em Saúde Integral para as mulheres com fim à promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis (TSS) realizada pelo Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho da Fundação Oswaldo Cruz Brasília (PSAT/Fiocruz Brasília), no período de 2021 e 2022. A partir dessa escuta, esse estudo tem o objetivo de levantar as principais demandas, necessidades e interesses a estarem presentes nos recursos pedagógicos a serem utilizados nos momentos de formação. Para tal, partimos da observação participante durante o processo do curso,entrevistas semi-estruturadas com educandas, educadoras e coordenadora local do curso, e pesquisa bibliográfica. Definimos então o formato dos recursos pedagógicos como guias e realizamos a separação dos tópicos a serem abordados e sistematizados em guias independentes, totalizando três ao final. Para a etapa de construção do roteiro e desenvolvimento do projeto gráfico, decidimos, em decorrência do tempo hábil e em respeito ao limite de produtos para entregar, construir apenas um guia piloto como referência aos demais. Nestas duas etapas, utilizamos o método de contação de histórias (storytellig), com referência à Jornada do Herói, ou da Heroína, e o de pensamento de design (design thinking) conhecido como Diamante Duplo.
Abstract: Formation and digital inclusion were demands presented by women from the Federal District who participated in the Training-Action Course in Integral Health for women with the aim of promoting Healthy and Sustainable Territories carried out by the Health, Environment and Work Promotion Program of Fundação Oswaldo Cruz Brasília (PSAT/Fiocruz Brasília), in the period of 2021 and 2022. From this listening, this study aims to raise the main demands, needs and interests to be present in the pedagogical resources to be used in moments of formation. To this end, we started with participant observation during the course process, semi-structured interviews with students, educators and local course coordinator, and bibliographical research. We then defined the format of the pedagogical resources as guides and separated the topics to be addressed and systematized in independent guides, totaling three at the end. For the construction stage of the script and development of the graphic design, we decided, due to the timeliness and respecting the limit of products to be delivered, to build only a pilot guide as a reference to the others. In these two steps, we used the storytelling method, with reference to the Hero's Journey, and the design thinking method known as Double Diamond.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.