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Título: A grande sacada : uma análise do marketing esportivo do Banco do Brasil no patrocínio da seleção brasileira de vôlei
Autor(es): Campelo, Anna Luisa Sayão
Orientador(es): Batista, Beatriz Beraldo
Assunto: Marketing esportivo
Banco do Brasil
Voleibol
Patrocínio esportivo
Data de apresentação: 12-Jul-2023
Data de publicação: 28-Mai-2024
Referência: CAMPELO, Anna Luisa Sayão. A grande sacada: uma análise do marketing esportivo do Banco do Brasil no patrocínio da seleção brasileira de vôlei. 2023. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho analisa o marketing esportivo da instituição bancária Banco do Brasil em seu patrocínio da seleção brasileira de vôlei. O presente estudo refere-se a uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é analisar a construção de identidade de marca feita pelo banco e as estratégias de implementação do patrocínio esportivo, que fizeram de sua atuação uma das mais bem sucedidas do país. Entende-se que o vôlei é um esporte de extrema importância para a instituição, que conta com mais de 200 anos de história, e precisou se reinventar e evoluir junto aos seus clientes. Percebeu-se que é de suma importância alinhar a comunicação ao público alvo, bem como desenvolver pesquisas e ter acesso a dados que corroboram o mapeamento das estratégias de marketing esportivo. A metodologia utilizada se constituiu em pesquisa bibliográfica, além da realização de duas entrevistas semi-estruturadas com colaboradores do Banco do Brasil.
Abstract: This thesis analyzes the sports marketing of the institution Banco do Brasil in its sponsorship of the Brazilian national volleyball team. The present study refers to a bibliographical research, whose objective is to analyze the brand identity construction made by the bank and the sports sponsorship implementation strategies, which made its performance one of the most recognized in the country. It is understood that volleyball is an extremely important sport for an institution, which has more than 200 years of history, and had to reinvent itself and evolve along with its customers. It was noticed that it is important to plan communication to the target audience, as well as to develop research and have access to data that corroborate the mapping of sports marketing strategies. The methodology used consisted of bibliographical research, in addition to conducting two semi-structured interviews with Banco do Brasil employees.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.
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