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Título: Ensino de música no Brasil colônia : um panorama da música entre a colonização e a formação da sociedade brasileira
Autor(es): Nunes, João Gaspar Barrios
Orientador(es): Ribeiro, Hugo Leonardo
Assunto: Música colonial
Educação musical
Brasil - história - período colonial, 1500-1822
Data de apresentação: 10-Abr-2023
Data de publicação: 23-Mai-2024
Referência: NUNES, João Gaspar Barrios. Ensino de música no Brasil colônia: um panorama da música entre a colonização e a formação da sociedade brasileira. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa é uma revisão bibliográfica feita sobre teses e dissertações apresentadas a programas de pós-graduação em música. Mais especificamente, é uma revisão de trabalhos sobre a música no período colonial brasileiro, com o fim de se encontrar fontes sobre o ensino formal de música praticado na colônia e construir um panorama do conhecimento já construído sobre esse tema, bem como verificar as lacunas presentes na área, o que poderá guiar pesquisas futuras e averiguar o interesse no assunto por parte de pós-graduandos em música. Realizou-se uma verificação nas bases de dados das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) vinculadas à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) a fim de encontrar os trabalhos que abordassem a música realizada no território brasileiro durante o recorte temporal de 1500-1822. Foram encontrados 29 trabalhos com esse recorte, mas somente 17 tinham a música realizada durante o período colonial como seu objeto de estudo. Desses 17 trabalhos, apenas 6 têm um enfoque mais aprofundado na educação, seja dedicando um capítulo completo a tratar do tema ou ainda tendo uma questão relacionada como objeto de estudo. Como resultado final, percebe-se que, mesmo havendo um certo interesse na música praticada no período colonial brasileiro (de 1500 a 1822) nos trabalhos de mestrado e doutorado em música no Brasil, há pouquíssima informação sobre os processos de ensino-aprendizagem desse período, seja pela dificuldade de acesso às fontes documentais (algumas que inclusive se encontram disponíveis apenas em Portugal) ou pelo desinteresse no assunto por parte dos pós-graduandos. Têm-se consolidadas algumas informações sobre o ensino musical praticado pelos Jesuítas e por alguns professores em contextos urbanos, como é o caso de Luís Álvares Pinto. Todavia, essa revisão deixou claro que ainda existem muitas lacunas sobre o ensino de música no período do Brasil colonial que não foram preenchidas, em especial no que se refere à metodologia e a prática do ensino, uma vez que se tem algum assentamento quanto aos espaços onde o ensino seria realizado mas não se sabe exatamente como se dava tal ensino, como é o caso da Fazenda Real de Santa Cruz. Essas lacunas abrem espaço aos pesquisadores interessados em averiguar o tema e contribuir na consolidação de uma história da educação musical brasileira.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023.
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