Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38605
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FernandoMendesDosSantos_tcc.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAraújo, José Alexander-
dc.contributor.authorSantos, Fernando Mendes dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Fernando Mendes dos. Uso do método da máxima variância para estimar o dano por fadiga multiaxial em materiais com micro-defeitos. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a otimizar o método de busca pelo plano crítico utilizado na aplicação do modelo MWCM (SUSMEL; LAZZARIN, 2002) calibrado com o parâmetro √ (MURAKAMI, 2002) proposto pelos pesquisadores Machado et al. (2020) para avaliar o dano por fadiga no aço AISI 4140, um material naturalmente defeituoso que contém micro-defeitos internos conhecidos como inclusões não metálicas. Na proposição da metodologia apresentada no trabalho de Machado et al. (2020) são utilizados dois métodos de busca de plano, o Método do Momento de Inercia (MEGGIOLARO; CASTRO, 2015) e o Método da Caixa (ARAÚJO et al., 2011), sendo que ambos apresentam um custo computacional relativamente alto no processo de busca, principalmente em casos de carregamentos aleatórios. Para aumentar a eficiência de busca pelos planos mais propensos ao surgimento de trincas, o presente trabalho propõe a utilização da versão do Método da Máxima Variância proposto pelos pesquisadores Ferreira et al. (2022), tal ferramenta explora as relações funcionais existentes entre a tensão cisalhante projetada na direção de máxima variância e a matriz de covariância dos componentes de tensão, o que aumenta significativamente a velocidade de determinação do plano crítico. Como forma de analisar o desempenho do MMV, os dados obtidos serão comparados com os apresentados no trabalho de Machado et al. (2020).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMateriais - fadigapt_BR
dc.subject.keywordFadiga (Mecânica)pt_BR
dc.titleUso do método da máxima variância para estimar o dano por fadiga multiaxial em materiais com micro-defeitospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-22T13:40:35Z-
dc.date.available2024-05-22T13:40:35Z-
dc.date.submitted2023-07-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38605-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work proposes to optimize the critical plane search method used in the application of the MWCM (SUSMEL; LAZZARIN, 2002) model calibrated with the parameter √ (MURAKAMI, 2002) proposed by the researchers Machado et al. (2020) to evaluate the fatigue damage in AISI 4140 steel, a naturally defective material that contains internal micro-defects known as non-metallic inclusions. In the proposal of the methodology presented in the work of Machado et al. (2020) two methods of plan search are used, the Moment of Inertia Method (MEGGIOLARO; CASTRO, 2015) and the Maximum Rectangular Hull Method (ARAÚJO et al., 2011), both of which have a cost relatively high computational cost in the search process, especially in cases of random loading. To increase the efficiency of the search for the planes most prone to the appearance of cracks, the present work proposes the use of the version of the Maximum Variance Method proposed by the researchers Ferreira et al. (2022), such a tool explores the existing functional relationships between the shear stress projected on the direction of maximum variance and the covariance matrix of the stress components, which significantly increases the speed of determining the critical plane. As a way of analyzing the performance of the MMV, the data obtained will be compared with those presented in Machado et al. (2020)’s work.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.