Título: | Implementação e análise de desempenho de algoritmos para estabilização da atitude em um simulador de pequenos satélites |
Autor(es): | Guerra, Guilherme Bertoldo |
Orientador(es): | Borges, Renato Alves |
Assunto: | Subsistema de determinação e controle da atitude (ADCS) Simulação de sistemas Satélites artificiais |
Data de apresentação: | 17-Fev-2023 |
Data de publicação: | 22-Mai-2024 |
Referência: | GUERRA, Guilherme Bertoldo. Implementação e análise de desempenho de algoritmos para estabilização da atitude em um simulador de pequenos satélites. 2023. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Simuladores de satélites estão entre os principais recursos disponíveis para projetar, validar
e testar o hardware, o software e os aspectos funcionais de missões espaciais. Eles têm sido
usados há décadas em conjunto de outros simuladores (simuladores de campo magnético,
propagadores orbitais, etc.) para reproduzir as condições operacionais de um satélite no
espaço e validar experimentalmente diferentes algoritmos e dispositivos, para isso são equi pados com diferentes sensores e atuadores (IMU, sensor solar, rodas de reação, atuadores
magnéticos, entre outros). Neste contexto, este trabalho aborda os procedimentos necessários
para a operação do simulador de pequenos satélites do Laboratório de Simulação e Controle
de Sistemas Aeroespaciais, LODESTAR, da UnB. Ao longo deste processo, os diferentes
subsistemas implementados são caracterizados de acordo com suas funcionalidades e modos
operacionais. É dado um foco especial na análise e no desenvolvimento da estrutura acoplada
ao rolamento à ar, resultando no desenvolvimento de uma nova placa de circuito impresso
e adequações no hardware e software do sistema. Estas alterações foram necessárias para
atender aos requisitos impostos pela implementação da atuação magnética na arquitetura
do simulador. A partir da validação da atuação magnética, diferentes algoritmos de estabilização de atitude,
responsáveis por amortecer as velocidades angulares de um corpo através de atuadores,
podem ser implementados no simulador com o objetivo de analisar seus desempenhos em
diferentes cenários. O B-dot é um desses algoritmos e utiliza a variação das leituras do campo
magnético para determinar a lei de controle imposta sobre a atuação dos magnetorques. Já
o S-dot é um caso geral, no qual qualquer sensor que forneça um vetor fixo em relação a
um referencial inercial pode ser utilizado para determinar a lei de controle. Uma interface
gráfica em tempo real e um filtro de Kalman também são adicionados ao simulador para
auxiliar na análise e na comparação dessas formas de atuação magnética. |
Abstract: | Small satellites simulators are among the most important resources available for designing,
validating and testing the hardware, software and functional aspects of space missions. They
have been used for decades in conjunction with other simulators (magnetic field simulators,
orbital propagators, etc.) to reproduce the operating condicions of a satellite in space and
experimentally validate different algorithms and devices, for this they are equipped with dif ferent sensors and actuators (IMU, solar sensor, reaction wheels, magnetic actuators, among
others). In this context, this work addresses the necessary procedures for the operation of the
small satellite simulator at the Laboratory of Simulation and Control of Aerospace Systems,
LODESTAR, at UnB. Throughout this process, the different implemented subsystems are
characterized according to their functionalities and operational modes. A special focus is
given to the analysis and development of the structure coupled to the air bearing test bed,
resulting in the development of a new printed circuit board and adaptations in the hardware
and software of the system. These changes were necessary to meet the requirements imposed
by the implementation of magnetic actuation in the simulator architecture. After the validation of the magnetic actuation, different attitude stabilization algorithms,
responsible for damping the angular velocities of a body through actuators, can be imple mented in the simulator in order to analyze their performance in different scenarios. B-dot
is one of these algorithms and uses the variation of the magnetic field readings to determine
the control law imposed on the magnetorques performance. The S-dot is a general case, in
which any sensor that provides a fixed vector with respect to an inertial reference can be
used to determine the control law. A real-time graphical interface and a Kalman filter are
also added to the simulator to aid in the analysis and comparison of these forms of magnetic
actuation. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Mecatrônica
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