Título: | Estudo comparativo de modelos de pneus para aplicação em sistemas de controle de estabilidade |
Autor(es): | Souza, Igor Sales Bezerra |
Orientador(es): | Pinto, André Murilo de Almeida |
Coorientador(es): | Ávila, Suzana Moreira |
Assunto: | Dinâmica veicular Segurança veicular Veículos automotores |
Data de apresentação: | 19-Dez-2023 |
Data de publicação: | 21-Mai-2024 |
Referência: | SOUZA, Igor Sales Bezerra. Estudo comparativo de modelos de pneus para aplicação em sistemas de controle de estabilidade. 2023. 107 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Os pneus desempenham um papel crucial na dinâmica veicular, uma vez que são os ge radores de força nos veículos. Compreender como essas forças são geradas é de extrema
importância para o projeto e desenvolvimento de subsistemas veiculares, tais como sus pensão, direção, transmissão, freios e sistemas de controle automotivo, os quais impactam
diretamente a segurança dos veículos. Nesse contexto, foi realizado um estudo comparativo
de modelos de pneu para aplicação em sistemas de controle de estabilidade. O objetivo
foi desenvolver e avaliar 6 modelos de pneus baseados no modelo de escova e no modelo
Proporcional-Saturação, otimizados para representar o pneu do veículo de referência mo delado pela Magic formula. Esses modelos seriam aplicados em veículos embarcados em
ECU’s. Para realizar o estudo, foi desenvolvida uma arquitetura de simulação do modelo
do veículo (3 graus de liberdade) e dos pneus no Matlab-Simulink. Esse modelo foi com parado com um modelo de 14 graus de liberdade do software de simulação automotiva
VI-CarRealTime (VI-CRT) para validação. As manobras de Step Steer, série de Step Ste ers, Ramp Steer, Double Lane Change e Sine with Dwell foram escolhidas para a análise,
pois elas excitam as dinâmicas básicas do veículo e, no caso do Sine with Dwell, fazem
parte do ciclo de homologação de sistemas de controle de estabilidade. Os resultados mos traram uma correlação de 86% para manobras homologativas do controle de estabilidade
entre o modelo de veículo desenvolvido e o modelo de referência do VI-CRT. Além disso,
foi observado que os modelos menos complexos de pneus são capazes de representar as
dinâmicas necessárias para o controlador. Como trabalho futuro, propõe-se representar
mais condições de funcionamento dos pneus, como simular o comportamento do veículo
com um pneu furado ou em final de vida, e estudar como o controle de estabilidade atua
sob essas condições, assim como analisar o sistema veículo-pneu no domínio da frequência. |
Abstract: | Tires play a crucial role in vehicle dynamics as they are the force generators in vehicles.
Understanding how these forces are generated is of utmost importance for the design
and development of vehicle subsystems such as suspension, steering, transmission, brakes,
and automotive control systems, all of which directly impact vehicle safety. In this con text, a comparative study of tire models for application in stability control systems was
conducted. The objective was to develop and evaluate six tire models based on the brush
model and the Proportional-Saturation model, optimized to represent the reference vehicle
tire modeled by the Magic Formula. These models would be applied to vehicles embedded
in Electronic Control Units (ECUs). To conduct the study, a simulation architecture of
the vehicle model (3 degrees of freedom) and tires was developed using Matlab-Simulink.
This model was compared with a 14-degree-of-freedom model from the automotive simu lation software VI-CarRealTime (VI-CRT) for validation. Maneuvers such as Step Steer,
Series of Step steer, Ramp Steer, Double Lane Change, and Sine with Dwell were chosen
for analysis, as they excite the basic dynamics of the vehicle, and in the case of Sine
with Dwell and Double Lane Change, are part of the stability control system homolo gation cycle. The results showed a 86% correlation for homologation maneuvers of the
stability control between the developed vehicle model and the VI-CRT reference model.
Additionally, it was observed that less complex tire models are capable of representing
the dynamics necessary for the controller. As a future work, it is proposed to represent
more tire operating conditions, such as simulating vehicle behavior with a flat tire or at
the end of its life, and studying how stability control operates under these conditions and
also to analyse the vehicle-tire system in the freqeuncy domain. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. |
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