Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FelipeVasconcelosMiottoSa_tcc.pdf6,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O método da rigidez complexa como forma de identificação de forças em sistemas de suspensão automotiva
Autor(es): Sá, Felipe Vasconcelos Miotto Torres de
Orientador(es): Moura, Henrique Gomes de
Assunto: Suspensão (Veículos)
Veículos
Ruído
Data de apresentação: 22-Dez-2023
Data de publicação: 21-Mai-2024
Referência: SÁ, Felipe Vasconcelos Miotto Torres de. O método da rigidez complexa como forma de identificação de forças em sistemas de suspensão automotiva. 2023.109 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente artigo aborda a relevância da identificação de forças em sistemas de suspensão automotiva, destacando sua importância na engenharia, particularmente no contexto da engenharia automotiva. O estudo ressalta a necessidade de aprimoramento constante nos sistemas de suspensão, crucial para atender às crescentes demandas dos consumidores por maior qualidade e conforto nos veículos. Para tanto, conceitua-se diferentes métodos de identificação de forças, diferentes sistemas de suspensão veiculares, suas vantagens e desvantagens. Abordar identificação de forças em sistemas automotivos justifica-se de vido à crescente demanda deste meio, e consequentemente do estímulo das indústrias a desenvolver esse sistema. O sistema de suspensão é responsável pelo conforto, segurança e desempenho do veículo. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de dados de fontes secundárias. O trabalho concentra-se no desenvolvimento e aplicação da técnica da Rigi dez Complexa como uma abordagem válida para a identificação de forças em sistemas de suspensão. Ao longo da análise, foi comprovado que essa metodologia é eficaz e contribui para evitar discrepâncias
Abstract: This article addresses the relevance of force identification in automotive suspension sys tems, emphasizing its significance in engineering, particularly within the automotive engi neering context. The study underscores the constant need for improvement in suspension systems, crucial to meet consumers’ increasing demands for higher quality and comfort in vehicles. To achieve it, different force identification methods, various vehicular sus pension systems, and their pros and cons are conceptualized. The exploration of force identification in automotive systems is justified
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.