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dc.contributor.advisorMoura, Henrique Gomes de-
dc.contributor.authorSá, Felipe Vasconcelos Miotto Torres de-
dc.identifier.citationSÁ, Felipe Vasconcelos Miotto Torres de. O método da rigidez complexa como forma de identificação de forças em sistemas de suspensão automotiva. 2023.109 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo aborda a relevância da identificação de forças em sistemas de suspensão automotiva, destacando sua importância na engenharia, particularmente no contexto da engenharia automotiva. O estudo ressalta a necessidade de aprimoramento constante nos sistemas de suspensão, crucial para atender às crescentes demandas dos consumidores por maior qualidade e conforto nos veículos. Para tanto, conceitua-se diferentes métodos de identificação de forças, diferentes sistemas de suspensão veiculares, suas vantagens e desvantagens. Abordar identificação de forças em sistemas automotivos justifica-se de vido à crescente demanda deste meio, e consequentemente do estímulo das indústrias a desenvolver esse sistema. O sistema de suspensão é responsável pelo conforto, segurança e desempenho do veículo. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de dados de fontes secundárias. O trabalho concentra-se no desenvolvimento e aplicação da técnica da Rigi dez Complexa como uma abordagem válida para a identificação de forças em sistemas de suspensão. Ao longo da análise, foi comprovado que essa metodologia é eficaz e contribui para evitar discrepânciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSuspensão (Veículos)pt_BR
dc.subject.keywordVeículospt_BR
dc.subject.keywordRuídopt_BR
dc.titleO método da rigidez complexa como forma de identificação de forças em sistemas de suspensão automotivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-21T12:26:51Z-
dc.date.available2024-05-21T12:26:51Z-
dc.date.submitted2023-12-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38571-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This article addresses the relevance of force identification in automotive suspension sys tems, emphasizing its significance in engineering, particularly within the automotive engi neering context. The study underscores the constant need for improvement in suspension systems, crucial to meet consumers’ increasing demands for higher quality and comfort in vehicles. To achieve it, different force identification methods, various vehicular sus pension systems, and their pros and cons are conceptualized. The exploration of force identification in automotive systems is justifiedpt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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