Título: | Simulação de unidade de potência auxiliar baseada em célula de combustível PEM voltado para aplicação em aeronaves |
Autor(es): | Marcelino, Rafael Sousa |
Orientador(es): | Barcelos Júnior, Manuel Nascimento Dias |
Coorientador(es): | Muñoz Meneses, Rodrigo Arbey |
Assunto: | Simulação (Computadores) Hidrogênio Células de combustível |
Data de apresentação: | 21-Dez-2023 |
Data de publicação: | 21-Mai-2024 |
Referência: | MARCELINO, Rafael Sousa. Simulação de unidade de potência auxiliar baseada em célula de combustível PEM voltado para aplicação em aeronaves. 2023. 174 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Conforme a necessidade pela rapidez na transição para a eletrificação veicular avança, as
células de combustível vem se mostrando uma opção efetiva para tal propósito, essencialmente
a movida a hidrogênio, podendo servir tanto como o produto final da eletrificação quanto o
passo intermediário para tal, principalmente no meio aeronáutico que tem ênfase numa maior
eficiência aliada com menor peso. Com seu uso, há uma necessidade de otimizar seu processo
de produção e integração com os demais sistemas da aeronave, assim destaca-se o processo de
simulação computacional como principal agente para otimização destas etapas e reduzir os custos
de produção com protótipos. Observando à conjuntura, o presente trabalho tem por objetivo
a criação de ferramentas de modelagem computacional simplificadas para estudos de células
de combustível PEM, por meio da seleção de um modelo matemático via revisão bibliográfica,
que descreva os principais processos que ocorrem na célula de combustível do tipo PEM e
a criação de modelos computacionais baseados no equacionamento escolhido. O modelo foi
implementado em código MATLAB devido a sua fácil manipulação e alta possibilidade de
adaptação, em seguida com a criação de um diagrama computacional no SimuLink, permitindo
um ágil acoplamento do sistema da célula PEM com outros sistemas veiculares já desenvolvidos
no programa, e, por fim, uma simulação tridimensional multi-física no Ansys Fluent, para um
melhor estudo dos fenômenos de transporte e geração de energia da célula. A validação do
modelo se deu com o uso de dados experimentais retirados de uma bancada experimental de 200
W de potência e com a respectiva comparação entre os dados obtidos.A abrangência do presente
trabalho, vai do estudo das entradas utilizando fluxo volumétrico padrão com sua conversão
em pressões parciais de entrada, quedas de pressão presentes nos canais de escoamento, as
perdas potenciais da célula baseando-se na variação das pressões e na corrente de operação e a
saída de voltagem e potência. Geração de água é estimada de forma inicial, para uma melhor
compreensão de como esse fenômeno ocorre. As saídas de voltagem e potência tiveram uma
média de erro percentual aceitável para modelos simplificados e iniciais, abaixo dos 10 %, porém,
houveram erros pontuais acima de 10 %, demonstrando uma maior necessidade de refinamento
do equacionamento aplicado e destacando a importância de se trabalhar com todas as variáveis
que o modelo requer. Ao final, os modelos se mostraram promissores e ferramentas úteis para
análises simplificadas e rápidas de células PEM. |
Abstract: | As the need for rapid transition to vehicular electrification advances, fuel cells have been shown
to be an effective means for this purpose, especially hydrogen-powered, and can serve both
as the final product of electrification and as the intermediate step towards it, especially in
the aeronautical environment that emphasizes greater efficiency combined with lower weight.
With its use, there is a need to optimize its production process and integration with the other
systems of the aircraft, so the computer simulation process stands out as the main agent for
optimizing these steps and reducing production costs with prototypes. Observing the conjuncture,
the present work aims to create simplified computational modeling tools for PEM fuel cell
studies, through the selection of a mathematical model via literature review, which describes the
main processes that occur in the PEM type fuel cell and the creation of computational models
based on the chosen equation. The model has been implemented in MATLAB code due to its
easy manipulation and high possibility of adaptation, then with the creation of a computational
diagram in SimuLink, allowing an agile coupling of the PEM cell system with other vehicular
systems already developed in the program, and finally in a three-dimensional multi-physics
simulation in Ansys Fluent, for a better study of the transport and energy generation phenomena
of the cell. The validation of the model has been done using experimental data taken from an
experimental bench with 200 W of power and with the respective comparison between the data
obtained using the developed models.The scope of the present work ranges from the study of
inlets using standard volumetric flow with its conversion into partial inlet pressures, pressure
drops present in the flow channels, the potential losses of the cell based on the variation of
pressures and operating current and the voltage and power output. Water generation is estimated
upfront for a better understanding of how this phenomenon occurs. The voltage and power
outputs had an acceptable average percentage error for simplified and initial models, bellow
of 10 %, however, there were occasional errors above of 10 %, demonstrating a greater need
for refinement of the applied equation and highlighting the importance of working with all the
result, demonstrating a greater need for refinement of the applied equation and highlighting the
importance of working with all the variables that the model requires. In the end, the models
proved to be promising and useful tools for simplified and fast analysis of PEM cells. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. |
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