Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carneiro, Sérgio Henrique da Silva | - |
dc.contributor.author | Mainardes, Cássio Buss | - |
dc.identifier.citation | MAINARDES, Cássio Buss. Ajuste de modelos dinâmicos na presença de incertezas em estruturas de material compósito utilizando abordagem bayesiana. 2023. 135 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estruturas aeroespaciais são suscetíveis a cargas dinâmicas, que podem levar a vibrações
potencialmente prejudiciais durante a operação. Portanto, é essencial desenvolver modelos
dinâmicos acurados durante o projeto para corretamente prever o comportamento estrutural nos severos ambientes aeroespaciais ao qual a estrutura é exposta. Para tal, comumente
são utilizados modelos numéricos construídos com o método de elementos finitos (MEF),
utilizando dados experimentais para o ajuste numérico-experimental do modelo. O presente trabalho foca na utilização de um algoritmo de otimização estocástico, chamado
de Algoritmo de Otimização Bayesiano (BOA), para o ajuste numérico-experimental do
modelo. Este algoritmo envolve a obtenção de dados com a amostragem de regiões ótimas
de uma função regredida com os dados já obtidos. Tal região ótima é obtida por meio
de uma função de aquisição, que considera as incertezas da função regredida. O processo
é repetido até encontrar um valor otimizado para os parâmetros, dado pelo mínimo da
função objetivo. Para a validação e aplicação do método, são utilizados quatro modelos
distintos com complexidade crescente: uma viga tubular isotrópica, uma placa fina ortotrópica , uma viga em C ortotrópica e, por fim, um painél sanduíche honeycomb, este
último com dados experimentais. Os resultados demonstram que o algoritmo é capaz de
encontrar bons resultados para os casos de validação de viga tubular isotrópica e placa
fina ortotrópica, comprovando seu funcionamento. Quando aplicado ao modelo de viga em
C, o algoritmo retorna bons valores, porém o custo computacional aumenta consideravelmente, assim como a incerteza associada aos parâmetros. Por fim, na placa ortotrópica,
os parâmetros modais são bem ajustados porém os parâmetros físicos fogem do esperado
pela referência bibliográfica. Assim, concluí-se que o algoritmo pode ser utilizado para
o ajuste de modelos, porém alguns cuidados são necessários ao se elevar a dimensionalidade do problema ou ao se inserir incertezas nas medições para o pleno funcionamento
do algoritmo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Algoritmos de otimização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dinâmica estrutural | pt_BR |
dc.title | Ajuste de modelos dinâmicos na presença de incertezas em estruturas de material compósito utilizando abordagem bayesiana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-20T15:01:28Z | - |
dc.date.available | 2024-05-20T15:01:28Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38553 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Aerospace structures are susceptible to dynamic loads, which can lead to potentially
damaging vibrations during operation. Therefore, it is essential to develop accurate dynamic models during the design phase to correctly predict the structural behavior in the
severe aerospace environments to which the structure is exposed. For this purpose, numerical models are commonly used, constructed using the Finite Element Method (FEM),
with experimental data used for the numerical-experimental adjustment of the model.
This study focuses on the utilization of a stochastic optimization algorithm called the
Bayesian Optimization Algorithm (BOA) for the numerical-experimental adjustment of
the model. This algorithm involves obtaining data by sampling optimal regions of a function regressed with the already acquired data. Such an optimal region is obtained through
an acquisition function, which considers the uncertainties of the regressed function. The
process is repeated until an optimized value for the parameters is found, given by the
minimum of the objective function. To validate the method, four distinct models with
increasing complexity are used: an isotropic tubular beam, an orthotropic thin plate, an
orthotropic C-beam, and a sandwich honeycomb pannel. The results demonstrate that
for the first two models, the algorithm can accurately estimate optimal values for the analyzed structures. As for the third model with three variable parameters, the algorythm
can accurately replicate physical and modal parameters, however there is a large uncertainty associated with the optimized parameters. In the fourth model, modal parameters
are replicated, however physical parameters deviate from the reference. Therefore, it is
concluded that the algorithm can handle simpler cases effectively, but it is suggested that
refinement of the algorithm parameters is necessary for full functionality in more complex
cases, where multiple dimensions or uncertainties are present. | pt_BR |
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