Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3854
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_FranciscoWillameSaboiadeSousa.pdf598,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho : a percepção de trabalhadores de uma instituição financeira em relação ao uso de equipamentos e mobiliários.
Autor(es): Sousa, Francisco Willame Sabóia de
Orientador(es): Chaebo, Gemael
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Ergonomia
Data de apresentação: Jul-2012
Data de publicação: 27-Set-2012
Referência: SOUSA, Francisco Willame Sabóia de. Qualidade de vida no trabalho: a percepção de trabalhadores de uma instituição financeira em relação ao uso de equipamentos e mobiliários. 2012. 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Ji-Paraná, 2012.
Resumo: Esta pesquisa teve por finalidade descrever a percepção dos funcionários do Banco do Bom, agência Cacoal, com relação à qualidade de vida no trabalho, em relação ao uso de equipamentos (aparato tecnológico) e mobiliários disponibilizados pela instituição. A pesquisa foi realizada em uma instituição financeira, tendo em vista a implementação de um programa de qualidade vida no trabalho. Os resultados indicaram a necessidade de mudanças, principalmente, na organização, pois esta que deve disponibilizar recursos atendam as necessidades com vistas à qualidade de vida no trabalho. Os trabalhadores, por outro lado, devem participar e exigir da organização um ambiente melhor para trabalhar. Na visão dos pesquisados, observou-se que a jornada de trabalho contribui expressivamente para a QVT, pois o tempo prolongado de uso do aparato tecnológico disponibilizado causa desconforto e dores lombares. Desta forma, é importante que a organização procure rever as estratégias adotadas sobre os equipamentos e mobiliários disponibilizados. Pode-se concluir que prover as necessidades do trabalhador não representa apenas despesa, mas investimento que propiciará melhor qualidade de vida no trabalho, pois o trabalhador ao satisfazer suas necessidades no trabalho, autoestima, ser reconhecido como ser humano, ele produzirá mais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.