Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38534
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MariadaguiaDeSouzaSales_tcc.pdf644,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão democrática participativa numa escola da rede pública de educação do Distrito Federal (DF)
Autor(es): Sousa, Maria Daguia de Souza Sales de
Orientador(es): Marques, Sonirza Corrêa
Assunto: Gestão escolar democrática
Diretores escolares
Data de apresentação: 24-Abr-2019
Data de publicação: 17-Mai-2024
Referência: SOUSA, Maria Daguia de Souza Sales de. A gestão democrática participativa numa escola da rede pública de educação do Distrito Federal (DF). 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Anápolis - GO, 2019.
Resumo: A presente pesquisa busca entender o modelo de gestão escolar participativo em uma escola pública do DF em que a direção, professores, funcionários e alunos buscam dialogar e criar condições para a construção de uma educação pública e de qualidade, visando a excelência na relação ensino aprendizagem. Por meio de material bibliográfico e entrevista semiestruturada aplicada aos profissionais de educação, buscamos entender nessa pesquisa, o processo de gestão democrática da educação na escola e possíveis dificuldades enfrentadas. A proposta em questão é analisar o envolvimento dos atores no processo democrático participativo, foi dialogando com os envolvidos que a pesquisa nos trouxe um problema: A eleição de diretores das escolas públicas do Distrito Federal concretiza o ideal de democratização da escola? A comunidade tem um espaço de construção e de convivência ia democrática? é possível identificar a ideia do que é participação das decisões na escola? Assim, temos como objetivo geral analisar como pano de fundo a gestão atual de uma escola publica em Brasília como modelo de gerência participativa na área da educação.
Abstract: The present research seeks to understand the model of participatory school management in a public school in the F ederal District in which management, teachers, employees and students seek dialogue and create conditions for the construction of a public education and quality, aiming at excellence in the relationship between teaching and learning. Through bibliographic material and semi structured interviews applied to education professionals, we seek to understand in this research the process of democratic management of education in school and possible difficulties faced. The proposal in question is to analyze the inv olvement of the actors in the participatory democratic process, was dialoguing with those involved that the research brought us a problem: Does the election of public school principals in the Federal District concretize the ideal of democratization of the scho ol? Does the community have an area of democratic construction and coexistence? Is it possible to identify the idea of what is the participation of decisions in the school? Thus, we have as general objective to analyze as background the current manage ment of a public school in Brasilia as a participatory management model in the area of education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.