Título: | Reinventando currículo : o componente curricular projeto de vida enquanto potencialidade para o ensino de filosofia e formação de subjetividades |
Autor(es): | Cerqueira, João Vítor Domingues |
Orientador(es): | Nascimento, Wanderson Flor do |
Assunto: | Novo Ensino Médio Filosofia - estudo e ensino Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Projeto de vida |
Data de apresentação: | 14-Dez-2023 |
Data de publicação: | 14-Mai-2024 |
Referência: | CERQUEIRA, João Vítor Domingues. Reinventando currículo: o componente curricular projeto de vida enquanto potencialidade para o ensino de filosofia e formação de subjetividades. 2023. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A monografia tem como problema o espaço da filosofia no novo ensino médio do Distrito
Federal. O currículo e a estrutura do ensino médio, alicerçados pela lei 13.415 e pela Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), sofreram, a grosso modo, modificações de modo a tornar
o currículo flexível para atender melhor as demandas dos estudantes e torná-lo atrativo. Desse
modo, a concepção expressa pela lei do novo ensino médio estabelece a divisão curricular em
duas partes: a parte de formação comum (separadas em áreas de conhecimento tais quais
linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências naturais e suas
tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas) e a parte diversificada (itinerários
formativos separados em eletivas, trilhas de aprendizagem e projeto de vida), no entanto, a parte
de formação comum, concebida semestralmente, apresenta uma redução no planejamento de
aulas (exceto português, matemática e educação física). Como a integralidade do ensino de
filosofia no atual currículo do ensino médio foi reduzida, o primeiro objetivo é rastrear novos
espaços para a filosofia defendida por Walter Kohan e Sílvio Gallo. Para os propósitos dessa
monografia, um possível espaço a ser analisado e apropriado pode estar na unidade curricular
projeto de vida, tendo em vista duas aberturas: a primeira delas é que o projeto de vida não é
uma unidade movediça ou eletiva, ela está fixa na grade curricular ao longo de todo ano e
qualquer docente pode ofertá-la; a segunda abertura, e talvez a mais desafiadora, é que o
currículo pode trabalhar temas de interesse da filosofia. Para reinventar o currículo, de modo a
criar linhas de fuga para o ensino de filosofia, é necessário criar um arcabouço teórico para tal.
Neste sentido, a intervenção vai em direção àquilo que está intrínseco no componente curricular,
a saber, a disputa pela subjetividade. Vale ressaltar que não se trata de uma apologia ao novo
ensino médio, tampouco a defesa de sua permanência, pois os problemas são inúmeros.
Contudo, o exercício e a efetividade da crítica caminham a curtos passos, de modo que, o
enclausuramento a ela promove imobilidade e rejeita a ação. Logo, se trata de criar linhas de
fuga, meios e códigos para um pensamento filosófico atuante, por meio de uma proposta
interventiva e pedagógica. A metodologia do trabalho consiste em pesquisa do tipo bibliográfica
e documental e, ao final, serão propostas três abordagens que podem interseccionar o ensino de
filosofia com o projeto de vida. |
Abstract: | The monography has as problem the space of philosophy in the new high school in Federal
District. The curriculum and structure of high school, based on Law 13.415 and the National
Common Curriculum Base (BNCC), suffered, broadly speaking, modifications to make the
curriculum flexible to better meet the demands of students and make it attractive. Thus, the
conception expressed by the law of the new high school establishes the curricular division into
two parts: the common training part (separated into knowledge areas such languages,
mathematics, natural sciences, and human and social sciences) and the diversified part (training
itineraries separated into electives, learning paths and life project), however, the common
training part, conceived every semester, presents a reduction in lesson planning (except
Portuguese, mathematics, and physical education). As the completeness of philosophy teaching
in the current high school curriculum has been reduced, the first objective is to trace new spaces
for philosophy defended by Walter Kohan and Sílvio Gallo. For the purposes of this monograph,
a possible space to be analyzed and appropriated may be in the curricular unit life project, in
view of two openings: the first of these is that the life project is not a shifting or elective unit,
it is fixed in the curriculum throughout the year and any teacher can offer it; the second one is,
and perhaps the most challenging, is that the curriculum can work on topics of interest to
philosophy. To reinvent the curriculum, in order to create lines of flight for the teaching of
philosophy, it is necessary to create a theoretical framework for this. In this sense, the
intervention goes towards what is intrinsic in the curricular component, namely, the dispute
over subjectivity. It is worth emphasizing that is not an apology for the new high school, nor a
defense of its permanence, because the problems are numerous. However, the exercise and
effectiveness of criticism are only a few steps way, so that confining oneself to it promotes
immobility and rejects action. It is therefore a question to creating lines of flight, means and
codes for active philosophical thinking, through an interventional and pedagogical proposal.
The methodology of the work consists of bibliographical and documentary research and, at the
end, three approaches will be proposed that can intersect the teaching of philosophy with the
life project. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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