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dc.contributor.advisorNascimento, Wanderson Flor do-
dc.contributor.authorCerqueira, João Vítor Domingues-
dc.identifier.citationCERQUEIRA, João Vítor Domingues. Reinventando currículo: o componente curricular projeto de vida enquanto potencialidade para o ensino de filosofia e formação de subjetividades. 2023. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA monografia tem como problema o espaço da filosofia no novo ensino médio do Distrito Federal. O currículo e a estrutura do ensino médio, alicerçados pela lei 13.415 e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sofreram, a grosso modo, modificações de modo a tornar o currículo flexível para atender melhor as demandas dos estudantes e torná-lo atrativo. Desse modo, a concepção expressa pela lei do novo ensino médio estabelece a divisão curricular em duas partes: a parte de formação comum (separadas em áreas de conhecimento tais quais linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências naturais e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas) e a parte diversificada (itinerários formativos separados em eletivas, trilhas de aprendizagem e projeto de vida), no entanto, a parte de formação comum, concebida semestralmente, apresenta uma redução no planejamento de aulas (exceto português, matemática e educação física). Como a integralidade do ensino de filosofia no atual currículo do ensino médio foi reduzida, o primeiro objetivo é rastrear novos espaços para a filosofia defendida por Walter Kohan e Sílvio Gallo. Para os propósitos dessa monografia, um possível espaço a ser analisado e apropriado pode estar na unidade curricular projeto de vida, tendo em vista duas aberturas: a primeira delas é que o projeto de vida não é uma unidade movediça ou eletiva, ela está fixa na grade curricular ao longo de todo ano e qualquer docente pode ofertá-la; a segunda abertura, e talvez a mais desafiadora, é que o currículo pode trabalhar temas de interesse da filosofia. Para reinventar o currículo, de modo a criar linhas de fuga para o ensino de filosofia, é necessário criar um arcabouço teórico para tal. Neste sentido, a intervenção vai em direção àquilo que está intrínseco no componente curricular, a saber, a disputa pela subjetividade. Vale ressaltar que não se trata de uma apologia ao novo ensino médio, tampouco a defesa de sua permanência, pois os problemas são inúmeros. Contudo, o exercício e a efetividade da crítica caminham a curtos passos, de modo que, o enclausuramento a ela promove imobilidade e rejeita a ação. Logo, se trata de criar linhas de fuga, meios e códigos para um pensamento filosófico atuante, por meio de uma proposta interventiva e pedagógica. A metodologia do trabalho consiste em pesquisa do tipo bibliográfica e documental e, ao final, serão propostas três abordagens que podem interseccionar o ensino de filosofia com o projeto de vida.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subject.keywordFilosofia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subject.keywordProjeto de vidapt_BR
dc.titleReinventando currículo : o componente curricular projeto de vida enquanto potencialidade para o ensino de filosofia e formação de subjetividadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-14T13:00:28Z-
dc.date.available2024-05-14T13:00:28Z-
dc.date.submitted2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38482-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The monography has as problem the space of philosophy in the new high school in Federal District. The curriculum and structure of high school, based on Law 13.415 and the National Common Curriculum Base (BNCC), suffered, broadly speaking, modifications to make the curriculum flexible to better meet the demands of students and make it attractive. Thus, the conception expressed by the law of the new high school establishes the curricular division into two parts: the common training part (separated into knowledge areas such languages, mathematics, natural sciences, and human and social sciences) and the diversified part (training itineraries separated into electives, learning paths and life project), however, the common training part, conceived every semester, presents a reduction in lesson planning (except Portuguese, mathematics, and physical education). As the completeness of philosophy teaching in the current high school curriculum has been reduced, the first objective is to trace new spaces for philosophy defended by Walter Kohan and Sílvio Gallo. For the purposes of this monograph, a possible space to be analyzed and appropriated may be in the curricular unit life project, in view of two openings: the first of these is that the life project is not a shifting or elective unit, it is fixed in the curriculum throughout the year and any teacher can offer it; the second one is, and perhaps the most challenging, is that the curriculum can work on topics of interest to philosophy. To reinvent the curriculum, in order to create lines of flight for the teaching of philosophy, it is necessary to create a theoretical framework for this. In this sense, the intervention goes towards what is intrinsic in the curricular component, namely, the dispute over subjectivity. It is worth emphasizing that is not an apology for the new high school, nor a defense of its permanence, because the problems are numerous. However, the exercise and effectiveness of criticism are only a few steps way, so that confining oneself to it promotes immobility and rejects action. It is therefore a question to creating lines of flight, means and codes for active philosophical thinking, through an interventional and pedagogical proposal. The methodology of the work consists of bibliographical and documentary research and, at the end, three approaches will be proposed that can intersect the teaching of philosophy with the life project.pt_BR
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



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