Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/38472
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_ArthurSilvaCardoso_tcc.pdf | 253,97 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Educação e experiência : uma visão de John Dewey, Bell Hooks e Paulo Freire |
Autor(es): | Cardoso, Arthur Silva |
Orientador(es): | Nascimento, Wanderson Flor do |
Assunto: | Educação - estudo e ensino Educadores Pedagogia |
Data de apresentação: | 22-Dez-2023 |
Data de publicação: | 14-Mai-2024 |
Referência: | CARDOSO, Arthur Silva. Educação e experiência: uma visão de John Dewey, Bell Hooks e Paulo Freire. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho pretende analisar a situação educacional perante a perspectiva da experiência de educadores e educandos, sob a luz de Paulo Freire, bell hooks e John Dewey. O objetivo é a partir de um entendimento crítico da educação tradicional analisar como se dão as dinâmicas e experiências sob os modelos vigentes de educação na maior parte das escolas e como as experiências pessoais dos integrantes desse processo são ou não consideradas. Com isso serão levantados temas considerados pertinentes ao assunto, encontrado nas obras selecionadas, como a educação na forma bancária, o distanciamento entre teoria e prática, critérios para uma experiência educativa e a necessidade do diálogo no contexto educacional. Com essa análise pretende-se concluir que a educação é um ato que deve considerar o componente humano em sua ação, aproximando os educandos para que participem de forma ativa desse processo |
Abstract: | This work aims to analyze the educational situation from the perspective of the experiences of educators and learners, under the insights of Paulo Freire, bell hooks, and John Dewey. The goal is to, through a critical understanding of traditional education, examine how the dynamics and experiences unfold under the current models of education in most schools, and how the personal experiences of those involved in this process are or are not taken into consideration. Thus, relevant themes related to the subject will be explored, as found in the selected works, such as education in the banking form, the gap between theory and practice, criteria for an educational experience, and the need for dialogue in the educational context. Through this analysis, the intention is to conclude that education is an act that should consider the human component in its action, bringing learners closer so that they actively participate in this process |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.